• HGPE 2018: Os temas das propagandas para o governo do PR

    Uma análise dos programas eleitorais de Ratinho Júnior, Cida Borghetti e João Arruda Valquíria Morgado e Deivison Santos A comunicação no âmbito do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) tem, na televisão, uma vitrine para a exposição de candidatos e programas de governo. Além de se tratar de uma importante fonte de informações para as… leia mais

  • Atacar ou não? O comportamento dos presidenciáveis no HGPE de 2018

    Dados sobre a ausência da variável “postura acima da briga” durante os programas eleitorais do primeiro turno Andressa Butture Kniess e Rafaela Mazurechen Sinderski Segundo Felipe Borba (2015, p. 268), campanhas eleitorais são importantes para sociedades democráticas porque possibilitam que os eleitores avaliem “atributos pessoais dos candidatos e seus planos de governo para selecionar a… leia mais

  • A dimensão temporal no HGPE de Bolsonaro e Haddad em 2018

    O uso e a qualificação do presente, do passado e do futuro nos programas dos presidenciáveis Alice Lorencetti Wesley Villar Adam As eleições de 2018 podem ser compreendidas como um momento atípico dos últimos anos da história política brasileira. Com o Impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016 e com a assunção de seu vice,… leia mais

  • As retóricas nos debates televisivos dos presidenciáveis em 2018

    Uma análise dos embates anteriores ao primeiro turno do pleito Valquiria Cesar Morgado Desde a redemocratização, a nova relação mídia/política e a notoriedade que as personalidades ganham no âmbito das campanhas eleitorais têm se aperfeiçoado, principalmente para fazer frente à crescente influência das mídias sociais. Nesse sentido, os debates televisivos mantêm-se como pauta primordial das… leia mais