PRAZO FINAL PARA ENVIO DE PROPOSTAS – 05/08/22

Descreve a minibiografia e os emails de todos os autores envolvidos.
Este autor será nosso ponto focal em eventuais tratativas.

Chamada aberta para envio de proposta de capítulo para o livro:

Eleições 2022 no Paraná: a disputa na perspectiva midiática, do eleitorado e das instituições

Organização: Emerson Urizzi Cervi e Michele Goulart Massuchin

Este e-book, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP/UFPR), tem por objetivo reunir estudos empíricos com foco na disputa eleitoral de 2022, a partir do cenário do Paraná.

As eleições no eixo subnacional e a disputa nacional a partir dos desdobramentos regionais possuem diversas nuances que se constituem como aspectos relevantes para estudos que objetivam analisar o cenário eleitoral.

A publicação reúne pesquisas que se distribuem em dois eixos:

Eixo 1: Agrupa investigações que possuem como foco a face midiática das eleições no Paraná. Dentro deste viés, tem-se três objetos de interesse para as pesquisas: a) a cobertura eleitoral a partir das mídias tradicionais regionais; b) a mobilização e o ativismo nas redes sociais digitais por grupos institucionais e não-institucionais no Paraná; e, por fim, c) o uso do HGPE como espaço de organização da elite política em disputas regionais. 

Eixo 2: Agrupa investigações que possuem como foco o desempenho dos candidatos/partidos e resultados eleitorais de 2022 no Paraná. Há três objetos de interesse principais aqui: a) Desempenho de partidos e candidatos para diferentes cargos nas disputas eleitorais de 2022 no Paraná; b) Distribuição espacial de votos e características regionais no sistema subnacional; e, c) relação entre perfis de candidatos e os eleitos para os cargos em disputa no ano de 2022, considerando o contexto paranaense.  

Cronograma: 

Envio de propostas: até 05 de agosto

Resultado da seleção: até 15 de agosto

Envio do texto completo: até 16 de dezembro

Publicação: até junho/2023