2019
Livros
– Comunicação e Política: interfaces em esferas regionais. Edufma.
– Métodos Quantitativos para Iniciantes em Ciência Política – Volume 2. CPOP.
Capítulos de livros
– A imagem de Roseana, os ataques de Maura Jorge e o estado de Flávio Dino: a propaganda televisiva nas eleições estaduais no Maranhão a partir de seus elementos-chave. In: As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV. Eduepb.
– Conteúdo e engajamento on-line na eleição do governador do Paraná: a campanha de Ratinho Junior no Facebook em 2018. In: Comunicação e Política: interfaces regionais. Edufma.
– Conteúdo e engajamento on-line na eleição do governador do Paraná: a campanha de Ratinho Junior no Facebook em 2018. In: Comunicação e Política: interfaces regionais. Edufma.
– “O Maranhão é de todos nós” e “Que bom te ter de novo, guerreira do povo”: a propaganda televisiva de flávio dino e roseana sarney na disputa estadual em 2018. In: Comunicação e Política: interfaces regionais. Edufma.
Artigos em periódicos
– As vozes do conflito online: uma discussão sobre a relação entre violência, política e internet. Temática.
– Ataques e defesas nos debates eleitorais televisivos: as estratégias dos candidatos brasileiros à Presidência da República em 2018. Revista de Estudios Brasileños.
Campanha permanente nas redes sociais digitais: um estudo de caso da análise da fanpage do governador Flávio Dino, no Brasil. Revista Internacional de Relaciones Públicas.
– Conteúdo ou Dinheiro? Diferenças entre as políticas de comunicação dos governos Dilma e Temer no Brasil. Intercom (RBCC).
– Conversação eleitoral em democracias monitoradas: uma tipologia para análise de comentários em redes sociais on-line. Política & Sociedade.
– Conversação política na fanpage do Movimento Brasil Livre: uma análise das discussões sobre a redução da maioridade penal entre 2015 e 2018. Teoria & Pesquisa.
– Eleições municipais e crise nacional: disputas eleitorais no Brasil de 2016. Sociedade e Estado.
– Evangélicos e voto legislativo: Diversidade confessional e voto em deputados da bancada evangélica no Brasil. LARR.
– Mulheres na política: a presença das candidatas a deputada federal na propaganda eleitoral televisiva de 2014. Animus.
– Os diretórios partidários municipais e o perfil sociodemográfico dos seus membros. RBCP.
– Política, opinião e controvérsia: as estratégias do jornal Gazeta do Povo no Facebook e a relação com o público leitor. Intexto.
– Redes sociais online e democracia monitorada: sobre comentários monitores a instituições brasileiras no Facebook. Animus.
– Valores-notícias e internet: um estudo exploratório sobre as notícias mais acessadas do portal aRede. Observatório.
Trabalhos de conclusão de curso
Dissertação. Tics e transparência: a influência da tecnologia na divulgação de informações públicas das prefeituras brasileiras. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.
2018
Livros
– Estudos sobre Jornalismo Político. CPOP.
Capítulos de livros
– O debate eleitoral em democracias monitoradas: uma tipologia para comentários em redes sociais online. In: A Qualidade da Democracia no Brasil: Questões teóricas e metodológicas da pesquisa. Editora CRV.
– Redes sociais. In: O Papel da Mídia. Enciclopédia do Golpe Vol 2. Editora Canal6.
– O debate eleitoral em democracias monitoradas: uma tipologia para comentários em redes sociais online. In: A Qualidade da Democracia no Brasil: Questões teóricas e metodológicas da pesquisa. Editora CRV.
– Redes sociais. In: O Papel da Mídia. Enciclopédia do Golpe Vol 2. Editora Canal6.
Artigos em periódicos
– Mais populismo, menos representatividade: monitoramento e lógica populista da comunicação política em redes sociais online. Revista Estudos Políticos.
– Radicalización y alejamiento entre representantes y representados en las redes sociales digitales. Razón y Palabra.
– Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Análise Social – Lisboa.
Trabalhos de conclusão de curso
– Tese. Eu, nós e eles: a luta política nos pronunciamentos presidenciais de Dilma Rousseff. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.
– Dissertação. A participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014. Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFPR.
2017
Livros
– Manual de Métodos Quantitativos para Iniciantes em Ciência Política – Volume 1. CPOP.
Capítulos de livros
Artigos em periódicos
– Comunicação, gênero e política no Brasil: As candidatas do Paraná na propaganda eleitoral televisiva. Revista Chasqui.
– Da TV à Segunda Tela: Análise comparativa das estratégias empregadas pelos candidatos a Prefeito de Curitiba no horário eleitoral e nos websites em 2012. Revista Mediações.
– Debate on-line em campanhas locais: os comentários no Facebook sobre a eleição municipal de Curitiba em 2016. Revista Teoria & Pesquisa.
– Dilma e Aécio nos portais de Veja e CartaCapital em 2014: uma comparação entre editorias jornalísticas e blogs na cobertura das eleições presidenciais. Revista Compolítica.
– Estratégias de discurso no HGPE na campanha pela prefeitura de Curitiba em 2016. Revista Agenda Política.
– Interesse público ou entretenimento: que tipo de informação o leitor procura na internet? E-compós.
– Los indicadores del Manifesto Project aplicados a partidos brasileños entre 2006 y 2014. Latin American Review of Comparative Politics.
– Mídia e partidos políticos no Brasil: A importância das eleições locais no contexto brasileiro. Agenda Política.
– Padrões de financiamento eleitoral no Brasil: as receitas de postulantes à Câmara dos Deputados em 2010 e 2014. Revista Brasileira de Ciência Política.
– Posicionamento político e eleitoral compartilhado: cobertura jornalística online e engajamento dos leitores de CartaCapital na disputa presidencial. Revista Aurora (PUCSP).
– Propaganda eleitoral em praça aberta. Cadernos Jurídicos.
Trabalhos de conclusão de curso
– Dissertação. Onde agrego os votos? contribuições à geografia eleitoral aplicada a problemas político-eleitorais brasileiros. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.
2016
Livros
– A profissionalização da Política. CPOP.
– Internet e eleições no Brasil. CPOP.
– PSDB & PT em eleições nacionais (versão em Português). CPOP.
– PSDB y PT en elecciones nacionales (versión en castellano). CPOP.
Capítulos de livros
Artigos em periódicos
– A construção da campanha eleitoral majoritária no HGPE. Revista Política & Sociedade (UFSC).
– Conteúdo Jornalístico nas Redes Sociais: as estratégias dos jornais brasileiros no Facebook. Textual & Visual Media. Revista de la Sociedad Española de Periodistica.
– Debate online y campaña electoral en Brasil: los comentarios de los electores en las webs de candidatos en 2014. Revista Em Debate (Belo Horizonte).
– Dinheiro, Tempo e Memória Eleitoral: Os Mecanismos que Levam ao Voto nas Eleições para Prefeito em 2012. Dados (Rio de Janeiro).
– Doadores, partidos e estratégias para o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil: uma análise sobre o reduzido número de doadores e os elevados valores doados para os candidatos a presidente em 2014. Política & Sociedade (UFSC).
– Elecciones de Brasil en 2014: las webs de los candidatos presidenciales como herramienta de campaña electoral. Revista Observatorio (Obs*).
– Eleições legislativas e representação partidária em três momentos da vida política brasileira: 1998, 2006, 2014. The Observatory of Social and Political Elites of Brazil.
– New environments, same jobs: The role of professional journalism stimulating debate elections across social media networks. Brazilian Journalism Research.
– Sobre cuando retroceder es importante para seguir adelante: la relación entre métodos empíricos de investigación y la Ciencia Política en el siglo XXI. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social.
Trabalhos de conclusão de curso
2015
Artigos em periódicos
– Crítica de Mídia Online na CartaCapital: Os comentários dos webleitores sobre o posicionamento da revista na disputa presidencial de 2014. Revista Eletrônica CoMtempo.
– Debate online y campaña electoral en Brasil: los comentarios de los electores en las webs de candidatos en 2014. Revista Em Debate.
– Dinheiro, profissão e partido: a vitória na eleição para deputado federal no Brasil em 2010. Sociedade e Estado (UnB).
– Effective numer of candidates and regional wealth in campaign finance analyses. Revista de Estudios Brasileños.
– Existe polarização nas postagens de Facebook de periódicos brasileiros durante as eleições?. Revista Observatório.
– New informative platforms and traditional media: synergy or antagonism? A comparative analysis of 2010 presidential coverage in the daily newspaper O Estado de São Paulo and webpage Estadao.com. Revista Estudos em Comunicação.
– Para quem a internet é central no Brasil? uma medida de centralidade da internet e dos usuários a partir da Pesquisa Brasileira de Mídia. Revista Debates (UFRGS).
– Portais de notícia brasileiros e interesse dos internautas: o que mudou entre 2012 e 2013 na composição da seção “notícias mais lidas”. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC).
– Propaganda negativa na campanha presidencial em 2014. Ou como tudo que é frágil se desmancha no ar. Revista Estudos Políticos.
– Redes de doadores e financiamento político em 2014: distinguindo doações para candidatos, partidos e comitês financeiros nas eleições presidenciais brasileiras. Revista E-Legis.
Trabalhos de conclusão de curso