2019

Livros

– Comunicação e Política: interfaces em esferas regionais. Edufma.

– Métodos Quantitativos para Iniciantes em Ciência Política – Volume 2. CPOP.

Capítulos de livros

– A imagem de Roseana, os ataques de Maura Jorge e o estado de Flávio Dino: a propaganda televisiva nas eleições estaduais no Maranhão a partir de seus elementos-chave. In: As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV. Eduepb.

– Conteúdo e engajamento on-line na eleição do governador do Paraná: a campanha de Ratinho Junior no Facebook em 2018. In: Comunicação e Política: interfaces regionais. Edufma.

– Conteúdo e engajamento on-line na eleição do governador do Paraná: a campanha de Ratinho Junior no Facebook em 2018. In: Comunicação e Política: interfaces regionais. Edufma.

– “O Maranhão é de todos nós” e “Que bom te ter de novo, guerreira do povo”: a propaganda televisiva de flávio dino e roseana sarney na disputa estadual em 2018. In: Comunicação e Política: interfaces regionais. Edufma.

Artigos em periódicos

– As vozes do conflito online: uma discussão sobre a relação entre violência, política e internet. Temática.

– Ataques e defesas nos debates eleitorais televisivos: as estratégias dos candidatos brasileiros à Presidência da República em 2018. Revista de Estudios Brasileños.

Campanha permanente nas redes sociais digitais: um estudo de caso da análise da fanpage do governador Flávio Dino, no Brasil. Revista Internacional de Relaciones Públicas.

– Cobertura jornalística eleitoral em redes sociais on-line: as eleições de 2018 nas páginas de portais paranaenses. Agenda Política.

– Conteúdo ou Dinheiro? Diferenças entre as políticas de comunicação dos governos Dilma e Temer no Brasil. Intercom (RBCC).

– Conversação eleitoral em democracias monitoradas: uma tipologia para análise de comentários em redes sociais on-line. Política & Sociedade.

– Conversação política na fanpage do Movimento Brasil Livre: uma análise das discussões sobre a redução da maioridade penal entre 2015 e 2018. Teoria & Pesquisa.

– Eleições municipais e crise nacional: disputas eleitorais no Brasil de 2016. Sociedade e Estado.

– Evangélicos e voto legislativo: Diversidade confessional e voto em deputados da bancada evangélica no Brasil. LARR.

– Journalism on Social Media: Different Profiles of Journalistic Content on the Facebook Pages of Brazilian Newspapers. BJR.

– Mulheres na política: a presença das candidatas a deputada federal na propaganda eleitoral televisiva de 2014. Animus.

– Os diretórios partidários municipais e o perfil sociodemográfico dos seus membros. RBCP.

– Política, opinião e controvérsia: as estratégias do jornal Gazeta do Povo no Facebook e a relação com o público leitor. Intexto.

– Redes sociais online e democracia monitorada: sobre comentários monitores a instituições brasileiras no Facebook. Animus.

– Valores-notícias e internet: um estudo exploratório sobre as notícias mais acessadas do portal aRede. Observatório.

Trabalhos de conclusão de curso

Dissertação. Tics e transparência: a influência da tecnologia na divulgação de informações públicas das prefeituras brasileiras. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.


2018 

Livros

Estudos sobre Jornalismo Político. CPOP.

Capítulos de livros

– Desafios do sistema representativo brasileiro: sobre quando a normatividade dos ideólogos e os interesses dos agentes políticos se unem para produzir resultados opostos às demandas do público. In: Tratado de Direito Eleitoral. Volume I  – Direito Constitucional Eleitoral. Editora Fórum.

– Disrupção nos modelos de comunicação eleitoral: desafios e tendências no Brasil contemporâneo. In: 25 Anos de Eleições Presidenciais no Brasil. Appris Editora.

– O debate eleitoral em democracias monitoradas: uma tipologia para comentários em redes sociais online. In: A Qualidade da Democracia no Brasil: Questões teóricas e metodológicas da pesquisa. Editora CRV.
– Redes sociais. In: O Papel da Mídia. Enciclopédia do Golpe Vol 2. Editora Canal6.

– O debate eleitoral em democracias monitoradas: uma tipologia para comentários em redes sociais online. In: A Qualidade da Democracia no Brasil: Questões teóricas e metodológicas da pesquisa. Editora CRV.
– Redes sociais. In: O Papel da Mídia. Enciclopédia do Golpe Vol 2. Editora Canal6.

– Relação entre propaganda, dinheiro e avaliação de governo no desempenho de candidatos em eleições majoritárias no Brasil. In: 25 Anos de Eleições Presidenciais no Brasil. Appris Editora.

Artigos em periódicos

– Mais populismo, menos representatividade: monitoramento e lógica populista da comunicação política em redes sociais online. Revista Estudos Políticos.

– Radicalización y alejamiento entre representantes y representados en las redes sociales digitales. Razón y Palabra.

– Dinâmicas da campanha online no Brasil: um estudo comparativo entre websites e fanpages dos candidatos à Presidência em 2014​. Revista Contemporânea.

– Eleições 2016 nas fanpages dos jornais regionais: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral. Revista Contracampo.

– Gênero e política nas revistas brasileiras: uma análise do conteúdo midiático sobre a presidenta Dilma Rousseff. Revista Culturas Midiáticas.

– Governança eleitoral e o impacto para a comunicação política de campanhas brasileiras. Revista Agenda Política.

– Imprensa Brasileira e Eleições Presidenciais: A polarização do conteúdo jornalístico das revistas na web. Cuadernos.info.

– O papel da ciência política no discurso científico brasileiro: institucionalização e avanços de uma área em construção. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais – BIB.

– Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Análise Social – Lisboa.

– Representação feminina na propaganda eleitoral partidária no Brasil: as candidatas a Deputada Federal pelo Paraná na TV. Revista Estudos em Comunicação.

Trabalhos de conclusão de curso

– Tese. Eu, nós e eles: a luta política nos pronunciamentos presidenciais de Dilma Rousseff. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

– Dissertação. A participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014. Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFPR.


2017

Livros

– Manual de Métodos Quantitativos para Iniciantes em Ciência Política – Volume 1. CPOP.

Capítulos de livros

– Opinião pública e política no brasil: o que o brasileiro pensa sobre política e por que isto interessa à democracia?. In: Eleições, opinião pública e comunicação política no brasil contemporâneo: homenagem a Marcus Figueiredo. Eduerj.

Artigos em periódicos

– Análisis espacial del desempeño electoral de PT y PSDB entre 1994 y 2014 en Brasil. América Latina Hoy.

– Comunicação, gênero e política no Brasil: As candidatas do Paraná na propaganda eleitoral televisiva. Revista Chasqui.

– Da TV à Segunda Tela: Análise comparativa das estratégias empregadas pelos candidatos a Prefeito de Curitiba no horário eleitoral e nos websites em 2012. Revista Mediações.

– Debate on-line em campanhas locais: os comentários no Facebook sobre a eleição municipal de Curitiba em 2016. Revista Teoria & Pesquisa.

– Debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos na eleição presidencial de 2014. Revista Opinião Pública.

– Dilma e Aécio nos portais de Veja e CartaCapital em 2014: uma comparação entre editorias jornalísticas e blogs na cobertura das eleições presidenciais. Revista Compolítica.

– Eleições e debate político on-line em 2014: os comentários no Facebook do jornal O Estado de S. Paulo. Revista Brasileira de Ciência Política.

– Entretenimento no conteúdo jornalístico: um estudo das notícias nos portais informativos brasileiros. Razón y Palabra.

– Estratégias de discurso no HGPE na campanha pela prefeitura de Curitiba em 2016. Revista Agenda Política.

– Interesse público ou entretenimento: que tipo de informação o leitor procura na internet? E-compós.

– Los indicadores del Manifesto Project aplicados a partidos brasileños entre 2006 y 2014. Latin American Review of Comparative Politics.

– Mídia e partidos políticos no Brasil: A importância das eleições locais no contexto brasileiro. Agenda Política.

– O papel do estágio no ensino de Jornalismo e com a nova realidade do EaD. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo.

– Os problemas da presidência pela perspectiva de gênero: o segundo mandato de Dilma Rousseff na cobertura negativa das revistas brasileiras. Revista Comunicação Midiática.

– Padrões de financiamento eleitoral no Brasil: as receitas de postulantes à Câmara dos Deputados em 2010 e 2014. Revista Brasileira de Ciência Política.

– Posicionamento político e eleitoral compartilhado: cobertura jornalística online e engajamento dos leitores de CartaCapital na disputa presidencial. Revista Aurora (PUCSP).

– Propaganda eleitoral em praça aberta. Cadernos Jurídicos.

– Recursos persuasivos nas campanhas no Facebook: Uma proposta metodológica a partir das eleições de 2016 em Curitiba. Revista Agenda Política.

– Relação entre propaganda, dinheiro e avaliação de governo no desempenho de candidatos em eleições majoritárias no Brasil. Revista Opinião Pública.

Trabalhos de conclusão de curso

– Dissertação. Onde agrego os votos? contribuições à geografia eleitoral aplicada a problemas político-eleitorais brasileiros. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

– Dissertação. Comentários políticos em jornais online: as manifestações do público sobre os presidenciáveis de 2014 no Facebook da Folha de S.Paulo, O Globo e O Estadão. Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFPR.


2016 

Livros

A profissionalização da Política. CPOP.

Internet e eleições no Brasil. CPOP.

– PSDB & PT em eleições nacionais (versão em Português). CPOP.

– PSDB y PT en elecciones nacionales (versión en castellano). CPOP.

Capítulos de livros

– O peso do dinheiro e do tempo de rádio e TV na disputa do voto para prefeito. In: A lógica das eleições municipais. Editora FGV.

– Transformaciones y mantenimientos de la demografía representativa brasileña entre 2013 y 2015: de las nuevas movilizaciones de la calle a los viejos frenos parlamentarios. In: El Hilo de Ariadna en la Sociedad del Conocimiento. CEASGA.

Artigos em periódicos

A construção da campanha eleitoral majoritária no HGPE. Revista Política & Sociedade (UFSC).

– Cobertura da greve paranaense no Facebook: engajamento dos leitores na página da Gazeta do Povo. FAMECOS.

– Comunicação política no Facebook: eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación Online.

– Conteúdo Jornalístico nas Redes Sociais: as estratégias dos jornais brasileiros no Facebook. Textual & Visual Media. Revista de la Sociedad Española de Periodistica.

– Debate online y campaña electoral en Brasil: los comentarios de los electores en las webs de candidatos en 2014. Revista Em Debate (Belo Horizonte).

–  Dinheiro, Tempo e Memória Eleitoral: Os Mecanismos que Levam ao Voto nas Eleições para Prefeito em 2012. Dados (Rio de Janeiro)​.

–  Doadores, partidos e estratégias para o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil: uma análise sobre o reduzido número de doadores e os elevados valores doados para os candidatos a presidente em 2014. Política & Sociedade (UFSC).

– Elecciones de Brasil en 2014: las webs de los candidatos presidenciales como herramienta de campaña electoral. Revista Observatorio (Obs*).

– Eleições legislativas e representação partidária em três momentos da vida política brasileira: 1998, 2006, 2014. The Observatory of Social and Political Elites of Brazil.

– Eleições presidenciais 2014 e cobertura online: a interação entre comentaristas e posts nas páginas dos jornais brasileiros no Facebook. Revista Marco.

– Estratégias eleitorais online: os padrões de campanha nas páginas dos candidatos durante as eleições de 2014 no Brasil. Revista Teoria & Pesquisa.

– New environments, same jobs: The role of professional journalism stimulating debate elections across social media networks. Brazilian Journalism Research.​

– Sobre cuando retroceder es importante para seguir adelante: la relación entre métodos empíricos de investigación y la Ciencia Política en el siglo XXI. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social.

– Uma metodologia para os estudos da cobertura eleitoral de 2014 no Facebook. Revista Em Debate (Belo Horizonte).

Trabalhos de conclusão de curso

– Dissertação. A Disputa Presidencial de 2014 em Portais de Revistas Brasileiras: Análise Comparativa entre editoria e blog na cobertura eleitoral de Veja e CartaCapital na Internet. Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFPR.

– Dissertação. Construção do voto: O processo de formação de opiniões e decisão do voto pelo eleitorado nas eleições presidenciais brasileiras de 2014. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

– Dissertação. Para além do financiamento empresarial: a alocação de recursos econômicos nas campanhas à câmara dos deputados (2010-2014). Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.

– Dissertação. Os editoriais de El Mercurio e O Estado de S.Paulo sobre Bachelet e Rousseff na eleição a presidente do chile em 2013 e do brasil em 2014: um comparativo desde a análise crítica do discurso. Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFPR.


2015

Artigos em periódicos

– A Cobertura da Folha de Londrina, a Eleição de 2012 e os Efeitos da Visibilidade. Revista Ciências Humanas e Educação.

– A disputa presidencial em posts e comentários no Facebook: a dinâmica das fanpages jornalísticas ao longo da campanha de 2014. Revista Em Debate (Belo Horizonte).

– A transferência de ethos de Lula para Dilma na campanha eleitoral de 2010. Revista Eletrônica de Ciência Política.

– Campanha eleitoral nas redes sociais: as estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook. Revista Compolítica.

– Cobertura eleitoral e visibilidade dos candidatos no jornal Gazeta do Povo e as eleições de 2012 em Curitiba. Cadernos de Comunicação (UFSM).

– Conteúdo e interatividade nos portais das revistas brasileiras: uma proposta para análise da cobertura pré-eleitoral. Revista Observatório (Obs*).

– Crítica de Mídia Online na CartaCapital: Os comentários dos webleitores sobre o posicionamento da revista na disputa presidencial de 2014. Revista Eletrônica CoMtempo.

– Debate online y campaña electoral en Brasil: los comentarios de los electores en las webs de candidatos en 2014. Revista Em Debate.

– Dinheiro, profissão e partido: a vitória na eleição para deputado federal no Brasil em 2010. Sociedade e Estado (UnB).

Effective numer of candidates and regional wealth in campaign finance analyses. Revista de Estudios Brasileños.

– Existe polarização nas postagens de Facebook de periódicos brasileiros durante as eleições?. Revista Observatório​.

– New informative platforms and traditional media: synergy or antagonism? A comparative analysis of 2010 presidential coverage in the daily newspaper O Estado de São Paulo and webpage Estadao.com. Revista Estudos em Comunicação.

–  Para quem a internet é central no Brasil? uma medida de centralidade da internet e dos usuários a partir da Pesquisa Brasileira de Mídia. Revista Debates (UFRGS). 

– Portais de notícia brasileiros e interesse dos internautas: o que mudou entre 2012 e 2013 na composição da seção “notícias mais lidas”. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC).

– Propaganda negativa na campanha presidencial em 2014. Ou como tudo que é frágil se desmancha no ar. Revista Estudos Políticos.

Redes de doadores e financiamento político em 2014: distinguindo doações para candidatos, partidos e comitês financeiros nas eleições presidenciais brasileiras. Revista E-Legis.

Trabalhos de conclusão de curso

– Dissertação. (In)visibilidade das CPIs da ALEP em uma análise da cobertura política de três meios de comunicação. Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFPR.

– Dissertação. A experiência da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012: uma análise do perfil dos impugnados e dos reflexos da aplicação da lei. Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UFPR.