Análise léxica apontou que os perfis abordaram uma gama de temáticas durante a época de campanha eleitoral, falando menos sobre o pleitos municipais

Dayane Saleh e Rafaela M. Sinderski

As redes sociais contribuem com o debate político-eleitoral, na medida em que se apresentam como um espaço rico, que possibilita tanto a distribuição como a  circulação de conteúdos jornalísticos. Nesses ambientes também podemos notar o enfoque em relação à cobertura eleitoral, o que oferece contribuições informacionais aos eleitores e promove visibilidade aos candidatos em uma corrida eleitoral (Massuchin, 2017). Isso ocorre pois existem cada vez mais usuários conectados aos sites de redes sociais, portanto, o conteúdo que por lá circula passa por um processo de retroalimentação e de evidenciação ainda maior que o oferecido pelas mídias tradicionais (Massuchin e Tavares, 2016). 

De forma complementar, os dados de penetrabilidade da Internet expressam a sua potencialidade de influir na construção de ideários coletivos. Como aponta a Pesquisa Brasileira de Mídia (2016), 49% dos entrevistados utilizam a web como meio, principal ou secundário, para consumir notícias. Além disso, informações da pesquisa ComScore 2020 revelam que o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo nas redes sociais, sendo que o Twitter foi o campeão em produção de conteúdo, com 52% da cota de posts de redes sociais.

Esta publicação apresenta uma breve análise léxica dos tuítes feitos pelos portais de notícia paranaenses Plural e Gazeta do Povo durante o período de campanha eleitoral municipal – entre setembro e novembro de 2020. O corpus corresponde a 4.566 publicações. A escolha dos portais se relaciona com o fato de sustentarem posturas que podem ser consideradas opostas: enquanto o Plural se coloca como uma organização progressista de jornalismo colaborativo, a Gazeta do Povo se posiciona como um jornal conservador. Ambos têm foco na capital paranaense, apesar de também cobrirem outras partes do estado. A tabela 1 traz dados sintéticos das contas de cada uma das empresas noticiosas no Twitter. A informação sobre seguidores foi coletada em 18 de junho de 2021.

Tabela 1 – Número de seguidores e de postagens dos portais no Twitter

Fonte: autoras (2021).

O corpus foi submetido à Classificação Hierárquica Descendente (CHD), formada a partir do método de Reinert (1989, 1990), com o auxílio do software Iramuteq para o ambiente de programação R. A CHD utiliza o teste estatístico qui-quadrado de Pearson para elaborar clusters temáticos considerando “os termos que mais aparecem e que se aproximam entre si” (Cervi, 2018, p. 9) no conteúdo analisado. As classes que surgem desse processo apresentam vocabulários específicos e estatisticamente relevantes, tornando possível a identificação dos contextos que permeiam cada um dos grupos (Camargo e Justo, 2013; Cervi, 2018, 2019).

Para os tuítes dos dois portais paranaenses, a CHD ofereceu cinco clusters temáticos (figura 1). Considerando os conjuntos de palavras importantes para cada classe, pode-se perceber quais foram os assuntos mais abordados pelos perfis no Twitter durante o período de campanha eleitoral. A classe 1 (vermelha) é a mais numerosa, surgindo em 25% do corpus. Seus termos estatisticamente significativos – como “Trump”, “Biden”, “EUA” – apontam que, nesse grupo, as publicações focaram em eleições, mas o destaque não foi o pleito municipal, e sim a disputa estadunidense, que culminou na vitória de Joe Biden em novembro de 2020.

Figura 1 – Classificação Hierárquica Descendente (CHD) para os tuítes dos portais paranaenses

Fonte: autoras (2021).

Já a classe 2 (cinza), que surgiu em 13,1% dos textos, parece tratar de educação no contexto curitibano – com “escola”, “aula” e “professor” –, associando essa temática à corrida pela prefeitura da capital – como indicam os termos “prefeitura” e “Goura”, que foi candidato pelo PDT. Conforme mostra a CHD, as postagens do Plural predominam neste grupo.

Para a classe 3 (verde), encontrada em 14,3% dos tuítes, as palavras estatisticamente relevantes correspondem, em sua maioria, ao time de colunistas da Gazeta do Povo. Isso sugere que a opinião está entre os conteúdos priorizados pelo jornal no Twitter.

O cluster azul, de número 5 (24,2%), aborda de maneira mais clara a pandemia de coronavírus. Curiosamente, o léxico relacionado à crise sanitária – “vacina”, “Anvisa”, “Covid” – está fortemente associada a vocábulos do campo econômico, como “dólar”, “renda” e “Ibovespa”. Logo, muitas das publicações sobre a pandemia trataram de seu impacto e de suas consequências para a economia.

Por fim, o grupo 5 (roxo, 23,4%) reuniu textos com temáticas relacionadas ao cenário político brasileiro, mencionando a Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal e figuras que despontaram no contexto nacional, como o ministro do STF Kassio Nunes Marques.

Ainda que a análise realizada por esta publicação toque apenas a superfície dos conteúdos tuitados pela Gazeta do Povo e pelo Plural durante o pleito municipal de 2020, foram encontrados alguns resultados interessantes que podem ser aprofundados por pesquisas futuras. O primeiro está ligado ao fato de que a eleição presidencial dos Estados Unidos ganhou mais destaque nas postagens dos portais regionais do que os próprios pleitos paranaenses. A corrida pela prefeitura de Curitiba só se tornou estatisticamente relevante entre os tuítes do Plural, que tendeu a associar a questão a uma perspectiva educacional. Para a Gazeta do Povo, a opinião de seus colunistas assume importância no Twitter, sendo material proeminente entre suas publicações na plataforma.


O banco de dados utilizado na produção deste texto está disponível para ser compartilhado com pesquisadores e profissionais interessados em campanhas eleitorais e análise de redes sociais on-line. Para obter o material, contate nucleocpopufpr@gmail.com.


Referências:

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.

CERVI, E. U. Análise de conteúdo automatizada para conversações em redes sociais: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 42, 2018, Caxambu. Anais do 42º Encontro Anual da Anpocs. Caxambu: Anpocs, 2018.

CERVI, E. U. Análise de Conteúdo aplicada a Redes Sociais Online. In: CERVI, E. U. Manual de Métodos Quantitativos para iniciantes em Ciência Política. v. 2. Curitiba: CPOP, 2019. p. 101-128.

MASSUCHIN, M. G. Jornalismo nas redes sociais: Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral dos jornais do Nordeste. Anais 7ºCompolítica. Porto Alegre: Compolítica, 2017.

MASSUCHIN, M. G.; TAVARES, C.Q. 2016. Comunicação política no Facebook: eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación Online.