As pesquisadoras Maíra Orso e Dayane Saleh analisam a comunicação digital de pré-candidatos à prefeitura de Curitiba durante o ano eleitoral de 2024. O foco está nas discussões que esses pré-candidatos propuseram em plataformas digitais, buscando compreender quais temas foram trazidos à tona para engajar o futuro eleitorado e influenciar suas campanhas.

A comunicação política passou por uma revolução com o advento das mídias sociais, que democratizaram a emissão de informações, permitindo a participação ativa de qualquer pessoa no debate público (Lemos, 2008). Essas plataformas, com visibilidade mediada por algoritmos, transformaram a dinâmica política, influenciando campanhas eleitorais e a comunicação entre eleitores e eleitos (Boyd & Edisson, 2007; Chadwick, 2013). Exemplos como a campanha de Barack Obama em 2008 mostram o impacto das redes sociais na mobilização política. Além disso, a comunicação de mandato e governamental também se beneficiam do diálogo direto com o público, embora enfrentem desafios de gestão de visibilidade (Boulianne, 2019). As mídias sociais também são usadas por políticos fora de mandatos e por movimentos sociais, que buscam influenciar o discurso público e promover mudanças temporárias na esfera pública (Bennett & Segerberg, 2012).

A digitalização da esfera pública transformou a comunicação política, exigindo novas estratégias de políticos, instituições e movimentos sociais (Margetts & Dorobantu, 2019). Um dos principais desafios é desenvolver uma visão integrada do ecossistema de comunicação, considerando a interação entre múltiplas plataformas, algo metodologicamente complexo devido ao difícil acesso a dados (Anstead, 2020; Bennett & Segerberg, 2013). Além disso, a rápida temporalidade das redes sociais e a articulação entre espaços públicos e privados, como o uso de aplicativos de mensagens instantâneas, complicam a análise dos fluxos de informação política (Chagas, Modesto, & Magalhães, 2019). Exemplos como os protestos de 2013 no Brasil mostram o impacto das redes sociais na mobilização e na organização política, diferenciando-se de movimentos anteriores que dependiam da mídia tradicional (Lima, 2015; Gonçalves & Santos, 2018).

A digitalização da esfera pública transformou a comunicação política, exigindo novas estratégias de políticos e instituições para navegar o ecossistema de comunicação complexo e fragmentado. A interação entre múltiplas plataformas, a rápida disseminação de informações, e o uso de aplicativos de mensagens instantâneas complicam a análise dos fluxos de comunicação política (Anstead, 2020). Exemplos como os protestos de 2013 no Brasil mostram como as redes sociais têm mobilizado politicamente, diferindo da dependência anterior da mídia tradicional (Lima, 2015). No entanto, essa digitalização trouxe a proliferação de “fake news” e bolhas de filtro, que aumentam a polarização e afetam negativamente o debate público (Allcott & Gentzkow, 2017; Pariser, 2011). A construção de “identidades digitais” também tornou-se central para a percepção pública e a eficácia das campanhas, muitas vezes manipuladas para maximizar o engajamento (Marwick, 2013).

MÉTODO

A metodologia da pesquisa é baseada na Análise de Conteúdo Automatizada aplicada às interações textuais de redes sociais, especificamente os posts de pré-candidatos à prefeitura de Curitiba-PR ao longo de 2024. A coleta dos dados foi realizada por meio da ferramenta Junkipedia, com a análise de 7.446 posts de plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e X. Utilizando a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), foram formados clusters temáticos que permitiram a categorização dos dados de maneira sistemática, identificando padrões de discurso e termos significativos entre os candidatos.

A metodologia é explicada a partir de Cervi (2018; 2019), que possibilita a criação de categorias analíticas com base em métodos estatísticos, identificando a frequência e co-ocorrência de termos nos textos. Esse processo de classificação permitiu uma análise detalhada das temáticas abordadas pelos pré-candidatos, como políticas públicas, meio ambiente, saúde e a construção das candidaturas

PRINCIPAIS ACHADOS

Como podemos ver no quadro 1, quem mais realizou postagens foi Ney Leprevost, somando 2.129 publicações. Por isso, faz sentido que exista uma classe com seu nome em evidência – a 5, na cor roxa. Tal classe representa 18,22% do corpus e traz termos que fazem parte do mandato de Leprevost, que atualmente é deputado estadual do Paraná. A classe mais numerosa, a vermelha, não parece estar relacionada a nenhum pré-candidato em específico e traz palavras como “transporte”, “gestão”, “tarifa”, “cidade”, “trânsito” e “educação”, o que indica sua conexão com políticas públicas. Depois de Leprevost, quem mais foi ativo nas redes sociais foi o deputado estadual Goura (PDT), que foi responsável por 1.572 posts, ou 20,7% do corpus. Com o auxílio da Análise Fatorial de Correspondência, conseguimos identificar que a classe 2 (14,85%) é pertencente às postagens do pedetista.

Uma imagem contendo Gráfico de caixa estreita

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IMAGEM 1: Análise Fatorial de Correspondência com os textos dos pré-candidatos. Fonte: autoras (2024).

A classe 2 revela um discurso voltado ao meio ambiente e às mudanças climáticas que têm afetado a população. Léxicos como “climático”, “ambiente”, “ambiental”, “desastre”, “chuva”, “enchente”, “bombeiro” e “tragédia” se sobressaem. Na sequência temos Roberto Requião e Eduardo Pimentel, com 959 e 865 postagens respectivamente. Requião que está sem mandato tem a sua comunicação bastante voltada para a sua candidatura. Suas postagens estão, em sua maioria, presentes na classe 4, em azul, a qual aborda termos como “candidato”, “candidatura”, “partido”, “eleição”, “convenção”, “entrevista”, “prefeito” e “chapa”. Eduardo Pimentel, que é vice-prefeito da capital paranaense, tem destaque na classe 3, em verde, que traz algumas palavras como “eduardopimentel”, “viceprefeito”, “rafaelgrecaoficial”, “aproveitar”, “curitiba”, “programação”, “teatro”, “futebol” e “festival”, o que revela a publicização de realizações da atual gestão.

Abaixo, no quadro 2, os clusters estão nomeados considerando seus termos estatisticamente significativos (p < 0,0001) e os contextos que eles oferecem. Salientamos que a quantidade de palavras relevantes difere de acordo com a classe, o que é uma característica da CHD. Esses números também são apresentados abaixo.

QUADRO 1: Categorias temáticas e termos-chave para classificação do corpus. Fonte: autoras (2024).

Aqui ressaltamos que as categorias definidas a partir da CHD podem estar associadas, em maior ou menor grau, assim como indicam as ramificações da imagem 1. A classe “Políticas públicas” está conectada à “Meio ambiente/mandato Goura”, revelando que essas temáticas apareceram juntas com alguma frequência nas postagens. Do mesmo modo, ambas as classes estão conectadas à “Mandato Eduardo Pimentel”, que, por sua vez, estão relacionadas à “Pré-campanha”.

Gráfico, Gráfico de dispersão

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IMAGEM 2: Análise Fatorial de Correspondência para os termos presentes nos posts dos pré-candidatos. Fonte: autoras (2024).

A classe mais descolada das outras é a 5 “Mandato Ney Leprevost”. que está em uma ramificação à parte. Na Análise Fatorial de Correspondência, conseguimos perceber que ela está praticamente sozinha no quadrante inferior direito. Para podermos visualizar melhor o que cada classe traz de temáticas, podemos usar a nuvem de palavras específicas, como vemos abaixo.

Texto, Carta

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IMAGEM 3: Nuvem de palavras com os termos estatisticamente relevantes para a categoria 1“Políticas públicas”. Fonte: autoras (2024).

“Curitiba” é o termo central na categoria 1, indicando que os pré-candidatos frequentemente mencionam o nome da cidade ao abordar questões de políticas públicas que impactam diretamente a vida dos cidadãos. “Cidade” está associado a Curitiba, tal termo reflete a ênfase na gestão urbana, planejamento e desenvolvimento da cidade, junto a “público” sugere discussões relacionadas aos serviços públicos e ao bem-estar da população, incluindo como a administração municipal deve atender às necessidades dos cidadãos. “Gestão” está relacionado às práticas de administração da cidade, como eficiência na alocação de recursos, tomada de decisões governamentais, e implementação de políticas públicas. Por sua vez, “saúde” reflete a preocupação com o sistema de saúde local, políticas de saúde pública, iniciativas para melhorar o  atendimento médico e a prevenção de doenças na cidade, enquanto que “educação” evidencia a importância das políticas educacionais na agenda dos pré-candidatos, incluindo discussões sobre escolas, qualidade do ensino, e acesso à educação.

“Transporte” também é um termo que ganha destaque, um dos temas cruciais em políticas públicas, especialmente na capital paranaense, conhecida por seu sistema de transporte público. As palavras destacadas na nuvem indicam que as políticas públicas em Curitiba são amplamente discutidas em termos de como melhorar a gestão da cidade, garantir serviços de qualidade, e responder às necessidades dos cidadãos em áreas essenciais como saúde, educação, e transporte

Texto, Carta

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IMAGEM 4: Nuvem de palavras com os termos estatisticamente relevantes para a classe 2 “Meio ambiente/mandato Goura”. Fonte: autoras (2024).

“Curitiba” continua sendo um termo central, indicando que as questões ambientais discutidas estão diretamente relacionadas à cidade, onde Goura atua, ou seja, o foco dele está em políticas ambientais locais. “Mudança” e “climático” refletem a ênfase nas discussões sobre as mudanças climáticas, que têm ganhado cada vez mais destaque nas mídias sociais devido às tragédias climáticas e a imprevisibilidade de temperatura das estações do ano. “Ambiente” e “ambiental” são termos que reforçam a mesma abordagem. A palavra “público” sugere a importância de envolver a população nas questões ambientais, refletindo a necessidade de políticas que beneficiem o bem comum e sejam implementadas com a participação cidadã. “Projeto”, por sua vez, indica a existência de iniciativas e programas específicos voltados para a sustentabilidade e preservação ambiental, que fazem parte do mandato de Goura.

“Sustentável” e “sustentabilidade” reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar o crescimento urbano com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida dos cidadãos. Esses termos reforçam o que já indicamos anteriormente: a narrativa política (Boyd; Edisson, 2007) do mandato de Goura está fortemente centrada em políticas ambientais, com foco nas mudanças climáticas e na sustentabilidade. Ele aparenta integrar a preservação do meio ambiente ao desenvolvimento urbano e cultural de Curitiba, promovendo a participação pública e a defesa dos direitos ambientais.

Texto

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IMAGEM 5: Nuvem de palavras com os termos estatisticamente relevantes para a classe 3 “Mandato Eduardo Pimentel”. Fonte: autoras (2024).

Novamente, “Curitiba” aparece em maior destaque. Em segunda posição está “Eduardo Pimentel”, o que sugere uma forte ênfase na construção e manutenção de sua imagem pública e sua “identidade digital” (Marwick, 2013), além da associação direta de suas ações e realizações com sua figura. “Vice-prefeito” aparece como uso da publicização do seu cargo e possivelmente as atividades e responsabilidades associadas a essa posição, como colaboração com o prefeito e administração de projetos específicos. “Prefeito” sugere uma menção frequente ao prefeito, indicando a colaboração nas atividades de gestão e nos projetos implementados na cidade.

“Paraná” reflete a conexão entre as ações realizadas em Curitiba e o estado do Paraná, mostrando que algumas iniciativas podem ter impacto ou relevância estadual. “Bom” e “bom dia” indica uma abordagem comunicativa positiva, com posts que engajam a população de maneira otimista, possivelmente com atualizações diárias ou saudações. Essa nuvem de palavras indica que o mandato de Eduardo Pimentel em Curitiba está fortemente focado na administração da cidade, na promoção de uma imagem positiva e acessível de seu trabalho como vice-prefeito, e na comunicação contínua com os cidadãos sobre as realizações e eventos relevantes.

Texto

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IMAGEM 6: Nuvem de palavras com os termos estatisticamente relevantes para a classe 4 “Pré-campanha”. Fonte: autoras (2024).

“Curitiba” segue sendo central, porém aqui temos “candidato” e “candidatura”, termos fundamentais no contexto da pré-campanha, refletindo a intenção dos pré-candidatos a construírem suas imagens públicas. Isso também pode envolver a promoção de plataformas de campanha e a comunicação de suas intenções de candidatura. “Prefeito” e “prefeitura” são palavras que indicam discussões específicas sobre o cargo de prefeito e a administração da prefeitura, indicando que os candidatos estão posicionando suas campanhas em torno de promessas e propostas relacionadas à gestão municipal. “Presidente”, “Lula” e “Bolsonaro” se referem à interação entre as eleições municipais e a política nacional, indicando o alinhamento ou distanciamento com o atual presidente e sua principal oposição ideológica. Outros termos importantes são “partido”, que indica que as afiliações partidárias e as alianças são temas relevantes na pré-campanha, e “convenção”, que sugere a importância dos eventos partidários, onde as candidaturas são formalmente anunciadas e as campanhas são lançadas. Sendo assim, esta classe está centrada na construção das candidaturas e na apresentação dos candidatos.

Texto, Carta

Descrição gerada automaticamente

IMAGEM 7: Nuvem de palavras com os termos estatisticamente relevantes para a classe 5 “Mandato Ney Leprevost”. Fonte: autoras (2024).

Durante o mandato de Ney Leprevost como deputado estadual, as comunicações associadas a suas atividades dão foco à sua figura e suas realizações. O destaque de seu mandato parece estar na área da saúde, refletido pela ênfase significativa em termos como “saúde,” “atendimento,” “hospital,” e “hospitais”, o que indica um compromisso com a melhoria do sistema de saúde e a promoção de cuidados médicos no Paraná. Ney Leprevost também imprime grande importância em projetos legislativos, com menções frequentes a “projeto” e “projetos”, sugerindo que tem sido ativo na criação e apoio a propostas de lei que buscam beneficiar a população do estado. Por fim, o pré-candidato demonstra uma preocupação especial com as crianças, refletida pela presença do termo “criança”, sugerindo que parte de seu trabalho legislativo e suas iniciativas está voltada para a proteção e o bem-estar infantil


REFERÊNCIAS

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