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A partir de sua dissertação sobre mídias sociais e carreiras políticas, Rafael Linhares analisa como deputados federais atuam como influencers no Instagram. Entre os 10 parlamentares mais influentes em 2022, oito pertencem à direita, revelando que esse campo político domina o engajamento digital na plataforma.
A resposta para essa questão, referida no título, foi um dos principais achados de minha dissertação, “Mídias sociais digitais e carreiras políticas: uma análise sobre a ascensão dos deputados outsiders e influencers no Brasil”. Com base nesse trabalho, este comentário faz um recorte mais específico, analisando o uso do Instagram por influenciadores políticos digitais, sem abordar questões mais amplas sobre a carreira política ou o ambiente digital.
Para isso, é necessário indicarmos o que seria um influenciador político digital. Nesse sentido, embora seja um tema relativamente recente, a literatura especializada na área apresenta alguns caminhos para conceituar esse fenômeno. Em primeiro lugar, os influenciadores políticos digitais seriam criadores de conteúdo que endossam uma posição política, causa social ou candidato por meio das redes sociais e que produzem ou compartilham seus conteúdos em alguma plataforma digital onde os influenciadores políticos seriam distinguidos de outros influenciadores digitais por meio do tema de seus conteúdos (Riedl; Lukito; Wooley, 2023). Com essa conceituação, esses influenciadores políticos digitais podem abranger diferentes categorias de atores políticos como, por exemplo, jornalistas, parlamentares, influenciadores que se tornam políticos, entre outros.
Agora, definindo o que são os influenciadores políticos digitais neste contexto, podemos prosseguir com a análise e à resposta ao título. Para isso, realizamos a raspagem de dados de 496 perfis públicos dos deputados federais no Instagram durante o período eleitoral de 2022 e então classificamos os parlamentares mais influentes, a partir das métricas de engajamento e volume de seguidores mais utilizadas em trabalhos que envolvem a temática (Childers; Boatwright, 2021; Giants; Gregorio, 2021). Esse primeiro resultado pode ser conferido abaixo:
Gráfico 1 – Correlação e quadrantes de engajamento e seguidores no Instagram

Fonte: o autor (2025)
A partir dos percentis de 97% envolvendo o volume de engajamento e seguidores no Instagram, os parlamentares influenciadores estão representados no primeiro quadrante (Q1). São eles: Nikolas Ferreira (PL), Carla Zambelli (PL), Eduardo Bolsonaro (PL), Marco Feliciano (PL), Maurício do Vôlei (PL) , Guilherme Boulos (PSOL), André Janones (AVANTE), Bia Kicis (PL), Mario Frias (PL) e Hélio Lopes (PL).
Em uma primeira aproximação, este resultado, indicando que 8 dos 10 deputados federais influencers estão alinhados à direita, sugere que o ambiente digital presente no Instagram apresenta maior domínio de deputados influenciadores à direita do espectro político. Esse é um dos achados de minha dissertação de mestrado. Em trabalhos futuros, nossa agenda de pesquisa irá buscar avaliar quais elementos, tanto nas redes sociais digitais quanto em outros contextos, contribuem para aumentar ou não a influência desses parlamentares no ambiente digital.
REFERÊNCIAS
CHILDERS, C; BOATWRIGHT; B. Do digital natives recognize digital influence? Generational differences and understanding of social media influencers. Journal of Current Issues and Research in Advertising, 42(4), 425–442.
Goanta, C; Gregorio, G. Content creator/influencer. In L. Belli, N. Zingales, & Y. Curzi (Eds.), Glossary of platform law and policy terms, p. 69–72. FGV Direito Rio, 2021.
Padilha, Rafael Linhares. MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E CARREIRAS POLÍTICAS:
UMA ANÁLISE SOBRE A ASCENSÃO DOS DEPUTADOS OUTSIDERS E
INFLUENCERS NO BRASIL. Dissertação de Mestrado, UFPR. 2025.
Riedl, Martin; Lukito, Josephine; Woolley, Samuel. Political Influencers on Social Media: An Introduction. Social Media + Society. p. 1-9, 2023.





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