• A relação dos prefeituráveis da extrema-direita curitibana com a pandemia de COVID-19 em 2020

    A pandemia de COVID-19 impactou as eleições municipais no Brasil, resultando em mudanças no calendário eleitoral e campanhas digitais. Um estudo realizado pelo pesquisador Gabriel da Costa analisou 562 tweets de candidatos da extrema-direita em Curitiba. Identificou-se uma narrativa negacionista em relação à pandemia, com oposição à vacinação e medidas de isolamento. Os discursos conservadores… leia mais

  • Mulheres à frente da política subnacional brasileira: diversidade nas Eleições 2020

    Post produzido por Sandra Nodari destaca a sub-representação das mulheres na política brasileira e nos telejornais. Apesar de serem maioria do eleitorado e população, ocupam apenas 34% das candidaturas e 4% do tempo total de falas. Eleições de 2020 trouxeram mais representatividade com candidaturas de mulheres negras e trans, mas desafios persistem na visibilidade dessas… leia mais

  • Atores políticos de direita e a prática de produção de informação no Twitter:

    Este post, produzido pela pesquisadora Beatrice Araújo, analisa o comportamento dos atores digitais de direita no Twitter no período de 2019 a 2022, em relação à disseminação de valores antidemocráticos e ataques institucionais. Os perfis que mais postaram foram BolsonaroSP, deltanmd, kimkataguiri e DamaresAlves, sendo São Paulo a cidade que mais gerou tweets de direita. leia mais

  • A trollagem como uma estratégia de comunicação política

    Durante o governo Bolsonaro, o ex-presidente adotou a trollagem como uma estratégia de comunicação governamental. Neste post, o pesquisador Daniel Kei Namise discute como a trollagem foi utilizada por Bolsonaro, e pode ser compreendida como uma forma de manipulação da opinião pública. leia mais