• Astroturfing Digital: uma revisão sistemática de literatura

    Astroturfing é uma estratégia de Relações Públicas que visa orquestrar o debate por meio de um público simulado. Neste post o doutorando em Ciência Política Rangel Ramos apresenta uma revisão sistemática da literatura de Astroturfing Digital composta para incrementar sua tese. Clique no botão abaixo e leia a matéria completa. leia mais

  • A quem os deputados federais demandam transparência?

    Uma análise de 747 proposições legislativas apresentadas entre 2003 e 2018 Andressa Butture Kniess Trabalhos mais recentes têm questionado a normatividade que envolve o conceito de transparência pública (WOOD, ARONCZYK, 2020; SCHUDSON, 2020; BIRCHALL, 2014).  Birchall (2014) ressalta que a transparência é vista, muitas vezes, como um mecanismo invisível pelo qual as informações chegam até… leia mais

  • O uso do Twitter nas campanhas eleitorais de Curitiba

    Uma comparação entre os pleitos de 2016 e 2020 Gabriel da Costa Sob cenário pandêmico, as eleições municipais de 2020 foram marcadas por peculiaridades que colocaram novas óticas sobre a construção de campanhas políticas, principalmente em ambientes virtuais. Para evitar a aglomeração de pessoas e impedir que medidas sanitárias fossem violadas, as campanhas de rua… leia mais

  • Como os “novatos” da Assembleia Legislativa do Paraná estão utilizando as plataformas digitais?

    Uma análise da presença de outsiders e outliers da ALEP em sites de redes sociais Rafael Linhares e Padilha Ferramentas digitais como o Facebook, Instagram, Twitter, websites e tantas outras estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros que as usam de diferentes formas para os mais diversos fins. Seja para trabalho,… leia mais