Veja com quais contas Damares Alves mais interagiu no Twitter entre janeiro de 2020 e agosto de 2022. Essas menções ocorreram nos tweets da senadora eleita ou nas respostas aos tweets.
Tabela 1
As cinco contas do Twitter mais mencionadas
por Damares Alves
Conta | Número de menções |
Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) | 230 |
Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (@mdhbrasil) | 137 |
Michele Bolsonaro (@MiBolsonaro) | 21 |
Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) | 14 |
Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) | 14 |
Fonte: CPOP (2022) |
Em primeiro lugar, está o presidente Jair Bolsonaro, com 230 menções. Essas postagens defendem ações do governo e fazem críticas recorrentes ao jornalismo profissional. Seguem abaixo alguns exemplos:
No governo @jairbolsonaro ninguém vai ficar para trás. As pessoas idosas serão acolhidas, com responsabilidade e pensando na segurança delas (14/01/2020).
Defender a mulher das situações de violência é determinação do presidente @jairbolsonaro. E ainda vem jornal dizer que ‘zeramos’ repasses para a construção da Casa da Mulher Brasileira, mesmo com 100% do recurso empenhado (13/02/2020).
A grande mídia não vai te contar que o foi no governo @jairbolsonaro que aconteceu a maior operação da história de proteção da mulher. Após denúncias no Ligue 180 tivemos 10 mil agressores de mulheres presos, 57 mil inquéritos, 188 mil vítimas protegidas. Dê RT. Compartilhe (10/03/2021).
Em segundo lugar, está o próprio Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Damares faz 137 menções à conta da instituição. Essas postagens procuram favorecer a imagem institucional da pasta, enfatizando ações realizadas. Além disso, alguns tweets são utilizados para favorecer a própria imagem da então ministra, na medida em que enfatizam que ela é a titular da pasta.
A maior operação policial da história!Está em andamento operação inédita de combate à violência contra idosos no país. A Operação Vetus é coordenada pelo @JusticaGovBR com as Polícias Civis dos 26 Estados e DF e participação do @mdhbrasil (04/12/2020).
#OperaçãoCovid19 | Em apoio logístico ao programa “Abrace o Marajó” do @mdhbrasil, a Marinha iniciou o embarque de milhares de cestas básicas e kits de higiene no Navio-Auxiliar “Pará”, que serão distribuídos à população ribeirinha do Arquipélago do Marajó-PA, durante este mês (05/05/2021).
As operações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, Onnesca IV e Parador 27, detiveram 122 pessoas e resgataram 67 menores. As ações foram coordenadas pelo @JusticaGovBR e Segurança Pública com o apoio do @mdhbrasil (28/05/2021).
Com o objetivo de promover atendimento jurídico às comunidades em situação de vulnerabilidade social do Rio Grande do Norte, a titular do @mdhbrasil, @DamaresAlves, fez a entrega de uma Van dos Direitos, nesta quinta-feira (12) (13/08/2021).
Nota-se que com exceção dessas duas contas (a de Jair Bolsonaro e a do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos), Damares pouco interage com outros usuários. Em terceiro lugar, está Michele Bolsonaro com apenas 21 menções. A primeira-dama é fortemente elogiada nas postagens da ex-ministra. Em 02/06/2021, Damares postou: “Gente, mais um dia incrível e uma entrega sensacional com minha querida primeira-dama @MiBolsonaro, que tem feito um trabalho ímpar de amparo a quem mais precisa”.
As outras duas contas que aparecem em seguida são de Carla Zambelli (deputada federal) e de Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro), cada uma com somente 14 menções.
Os resultados mostram, em primeiro lugar, que Damares Alves dialoga entre pares, confirmando outros achados em relação ao Twitter (KALINKE, ROCHA, CASTANHEIRA, 2020; RECUERO, ZAGO, SOARES, 2017). Em segundo lugar, nota-se que a ex-ministra não investe muito na interação com outros usuários, uma vez que, com exceção de Jair Bolsonaro e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, as menções a outras contas não são frequentes. E, por fim, chama atenção o tipo de comunicação estratégica e a autorrepresentação favorável nos tweets que mencionam o ministério (DePAULA, DINCELLI, HARRISON, 2018). Ou seja, Damares Alves utiliza o Twitter com frequência para enfatizar as ações da instituição e relacionar a sua própria imagem pública a elas.
REFERÊNCIAS
DEPAULA, N.; DINCELLI, E.; HARRISON, T. M. Toward a typology of government social media communication: Democratic goals, symbolic acts and self-presentation. Government information quarterly, v. 35, n. 1, p. 98-108, 2018.
KALINKE, P., ROCHA, A. A., CASTANHEIRA, K. N. Entre bolhas: uma análise de formação de redes no Twitter no contexto da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 9, n. 2, 2020.RECUERO, R., ZAGO, G., SOARES, F. B. Mídia social e filtros-bolha nas conversações políticas no Twitter. Trabalho apresentado no XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 06 a 09 de junho de 2017.
Deixe um comentário