• Os jornais paranaenses no Twitter: atividade e engajamento durante a campanha eleitoral de 2020

    Uma análise quantitativa das postagens e engajamento da Gazeta do Povo, Plural, Bem Paraná, CBN, G1, Paraná Portal e Rede Massa Rafael Linhares e Padilha e Lucas Eduardo Zulin Os desafios colocados para os jornais e veículos de comunicação em relação às novas tecnologias são inúmeros. Isso se torna ainda mais evidente quando olhamos para… leia mais

  • Os prefeituráveis pastores no Facebook: os vídeos mais publicados pelos candidatos de Salvador (BA) e Porto Velho (RO)

    Uma análise dos conteúdos audiovisuais postados pelos postulantes religiosos no site de rede social durante as eleições de 2020 Marcela Barba O crescimento e relevância dos evangélicos na política nacional das últimas décadas pode ser visto além da sua evidente presença na Câmara dos Deputados, com a crescente Frente Parlamentar Evangélica (PRANDI E CARNEIRO, 2018;… leia mais

  • Existe campanha on-line nas pequenas cidades paranaenses?

    Levantamento revela inexistência de campanhas on-line nos 10 menores colégios eleitorais do estado e manutenção de investimentos em mecanismos tradicionais de campanha Afonso Verner Em 2020, a eleição municipal foi marcada primeiro pelo atraso no calendário eleitoral e depois pela expectativa de fortalecimento no uso de mecanismos on-line de campanha [1] – o atraso foi… leia mais

  • Discussões ou monólogos? Os comentários sobre redução da maioridade penal no Facebook

    Uma breve análise das justificativas presentes em comentários sobre o tema, publicados nas páginas do MBL, do Quebrando o Tabu e do Senado Federal entre 2015 e 2018 Rafaela M. Sinderski Nas últimas décadas, surgiram muitos estudos relacionados à Comunicação e à Política que se preocupam em identificar possíveis valores democráticos nas discussões que se… leia mais