O texto considera as publicações feitas pelos prefeituráveis da capital ao longo do primeiro turno eleitoral

Júlia Frank de Moura e Mariana Marinho Soares

Nações com pouca circulação da mídia impressa tendem a ter uma dependência maior das mídias digitais. Isso ocorre, por exemplo, no caso brasileiro. Dados do Instituto de verificação de circulação apontam que, nos anos 2000, a taxa de vendas dos jornais brasileiros era de 60.6 exemplares a cada 1000 habitantes (ALBUQUERQUE, 2012). E, comprovando a aderência cada vez maior aos meios digitais, dados da pesquisa brasileira de mídia mostram o aumento de brasileiros conectados a aparelhos com acesso à internet (figura 1).

Figura 1 – Usuários de internet no Brasil

Fonte:  Pesquisa Brasileira de Mídia (2020).

A pesquisa também aponta para o aumento da quantidade de celulares 4G em uso no país (figura 2).

Figura 2 – Banda larga móvel no Brasil: quantidade de celulares 4G em uso

Fonte:  Pesquisa Brasileira de Mídia (2020).

Com essa forte aderência à internet no país, o processo político tende, naturalmente, a ocupar também esses meios. Cresce, então, o número de candidatos e políticos adeptos às redes sociais, como, por exemplo, o Twitter.

Para uma melhor análise desse cenário no Paraná, o CPOP coletou os tweets dos prefeituráveis de Curitiba no período de campanha eleitoral do primeiro turno em 2020. Alguns candidatos apresentam presença mais marcante no Twitter. O destaque é a candidata Marisa Lobo, do AVANTE, com 1.663 tweets postados no período coletado, uma diferença de 768 tweets em relação ao segundo candidato que mais usou a rede social (Goura, do PDT, com 895 tweets).

O quadro 1, abaixo, mostra o número de tweets postados por candidato à prefeitura de Curitiba no primeiro turno da campanha de 2020, considerando, também, o posicionamento de cada um no espectro político-ideológico. O nome da conta se refere ao nome de usuário do candidato no Twitter durante o período de campanha eleitoral.

Quadro 1 – Número de tweets postados por candidato

Fonte: autoras, com dados do CPOP (2021).

Para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados nos perfis dos prefeituráveis, pode-se analisar a nuvem de palavras formada com os 50 termos mais utilizados no geral (figura 3).

Figura 3 – Nuvem de palavras com os 50 termos mais utilizados nos tweets dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2020

Fonte: autoras (2021).

O termo com maior destaque na nuvem é “Curitiba”. O nome “Marisa” também aparece com destaque, por ser o nome da candidata que mais utilizou o Twitter durante a campanha. Outras palavras que se destacam são: “prefeito”, “vamos”, “lobo”, “cidade”, “prefeita” e “gente”.

Surge com essa coleta a seguinte questão de pesquisa: a nuvem dos termos mais utilizados mudaria caso classificássemos e formássemos as nuvens a partir das ideologias dos partidos? Agrupamos, então, os partidos seguindo sua ideologia [1] e formamos novas nuvens de palavras para comparar com a nuvem geral da figura 3, buscando responder a essa questão. Seguem abaixo as nuvens formadas a partir das ideologias, na seguinte ordem: esquerda (figura 4), centro-esquerda (figura 5), centro (figura 6), centro-direita (figura 7) e direita (figura 8).

Figura 4 – Nuvem de palavras com os 50 termos mais utilizados nos tweets dos candidatos de esquerda

Fonte: autoras (2021).

Figura 5 – Nuvem de palavras com os 50 termos mais utilizados nos tweets dos candidatos de centro-esquerda

Fonte: autoras (2021).

Figura 6 – Nuvem de palavras com os 50 termos mais utilizados nos tweets do candidato de centro

Fonte: autoras (2021).

Figura 7 – Nuvem de palavras com os 50 termos mais utilizados nos tweets do candidato de centro-direita

Fonte: autoras (2021).

Figura 8 – Nuvem de palavras com os 50 termos mais utilizados nos tweets dos candidatos de direita

Fonte: autoras (2021).

Por meio das nuvens de palavras formadas com a separação por ideologia dos partidos, é possível afirmar que a palavra “Curitiba” foi o destaque em todas as nuvens, menos na nuvem de centro-direita, em que o destaque foi “Boni”, o nome do candidato a prefeito pelo PTC (único partido de centro-direta dentro da classificação). Nas nuvens de esquerda, centro-esquerda e centro se destacam palavras como “vamos” e “cidade”. Especificamente na nuvem da esquerda, destacam-se as palavras “cuida” e “gente”. Os destaques nas nuvens de centro-direita e direita são mais ligados aos candidatos dos partidos, como “marisa”, “boni”, “prefeito” e “prefeita”, enquanto nas nuvens de esquerda e centro-esquerda os destaques são mais ligados à cidade em si.

[1] Segundo Marilena Chauí, no livro O que é ideologia: “ideias ou representações tenderão a esconder dos homens o modo real como suas relações sociais foram produzidas e a origem das formas sociais de exploração econômica e de dominação política. Esse ocultamento da realidade social chama-se ideologia. Por seu intermédio, os dominantes legitimam as condições sociais de exploração e de dominação, fazendo com que pareçam verdadeiras e justas” (CHAUÍ, 2001, p. 24).

O banco de dados utilizado na produção deste texto está disponível para ser compartilhado com pesquisadores e profissionais interessados em campanhas eleitorais e análise de redes sociais on-line. Para obter o material, contate nucleocpopufpr@gmail.com.

ALBUQUERQUE, A. On Models and Margins. In: HALLIN, D.; MANCINI, P. (Org.). Comparing Media Systems Beyond Western World. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p. 72-95.

CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2001.MÍDIA Dados Brasil 2020. Mídia Dados Brasil 2020 para todxs. São Paulo: Grupo de Mídia São Paulo, 2020. Disponível em: www.gm.org.br. Acesso em: 03 jun. 2021.