• AS VOZES DA DIREITA NO TWITTER EM 2021 E 2022

    Este post é parte da tese da pesquisadora Júlia Frank De Moura, abordando a cultura política e conservadorismo no Brasil, focando na guinada à direita. Explora técnicas de comunicação da direita em redes sociais, com corpus de 145.850 tweets de 41 contas. Utiliza análise automatizada e conteúdo qualitativo para preencher lacunas no entendimento dessa dinâmica. leia mais

  • O Twitter como plataforma de comunicação em ano eleitoral: as postagens de parlamentares brasileiros entre 2019 e 2022

    O Twitter desponta como ferramenta crucial na comunicação política brasileira, acentuando sua influência em períodos eleitorais, segundo pesquisa de Rafaela Sinderski. Entre 2019 e 2022, parlamentares tiveram um aumento de 55,9% no uso da plataforma em ano de eleição, representando 41,9% do total de tweets analisados. Isso ressalta a relevância dessa plataforma para políticos, especialmente… leia mais

  • Do Facebook ao TikTok: como as câmaras municipais brasileiras se apropriam das redes digitais?

    O uso das plataformas de mídias sociais como ferramenta de engajamento público é uma tendência global. Como este contexto tem impactado o modo de uso das redes sociais pelas câmaras municipais brasileiras? A pesquisadora Paula Andressa de Oliveira explora a presença das 100 maiores câmaras municipais no Facebook, Instagram, Youtube e TikTok, revelando disparidades e… leia mais

  • Minorias e o discurso nas propagandas eleitorais, como ocorre?

    O post de Felipe Schwarzer Paz discute o papel do HGPE nas eleições brasileiras. Destaca-se a menor abordagem de temas como direitos das mulheres e questões raciais, possivelmente para atrair um eleitorado amplo. O estudo propõe investigar se haverá uma presença mais proeminente do discurso racial nas eleições de 2022. leia mais