Dados sobre os concorrentes aos cargos de prefeito(a) e vereador(a) da capital paranaense

Rafael Linhares e Padilha e Naiara Sandi de Almeida Alcantara

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Curitiba, Capital do Paraná, soma 1.948.626 habitantes. Desses 1.349.888 são eleitores cadastrados e aptos a votar nas eleições municipais de 2020, segundo o site atualizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em relação aos dados socioeconômicos, o eleitorado curitibano é formado majoritariamente por mulheres (53,9%). A maioria dos votantes possui entre 35 e 44 anos; essa faixa de idade reúne mais de 21,5% dos eleitores. Ainda segundo o TSE, o grau de instrução dos eleitores curitibanos é dividido em 9 classificações, sendo elas: i) não informado (0%); ii) analfabeto (0,56%); iii) lê e escreve (1,45%); iv) ensino fundamental completo (7,05%); v) ensino médio incompleto (10,87%); vi) superior incompleto (11,27%); vii) ensino fundamental incompleto (13,14%); viii) superior completo (24,66%); ix) ensino médio completo (31%). Assim, a maioria dos eleitores da cidade de Curitiba (55,66%) possui nível de instrução correspondente a superior completo ou ensino médio completo.

Como a cidade de Curitiba possui mais de 200 mil habitantes, poderá contar com segundo turno para o cargo de prefeito. Todavia, isso só ocorrerá caso nenhuma das candidaturas alcance mais da metade dos votos. Há 16 candidatos para a disputa pela prefeitura, conforme mostra o quadro 1.

Quadro 1 – Descritivo das informações socioeconômicas dos candidatos a prefeito de Curitiba nas eleições de 2020

Fonte: autores, a partir dos dados do TSE, em 05 de outubro de 2020.

As informações descritivas dos candidatos são oferecidas pelos mesmos durante a inscrição de suas candidaturas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nota-se que a média de idade para prefeitos é de 48 anos. A candidata mais velha é a psicóloga Letícia Lanz com 69 anos e a candidata mais jovem é a estagiária Camila Lanes com 24 anos. Quase todos os candidatos à prefeitura possuem nível de escolaridade alto, com ensino superior completo, e exercem profissões condizentes com esse nível de escolaridade. A informação “bens” é um valor estimado e declarado pelo próprio candidato. Os dados demonstram que os dois candidatos mais jovens declararam não possuir nenhum bem em seus nomes. Alguns candidatos declararam bens que somam mais de 1 milhão e o maior quantitativo foi declarado pelo candidato João Guilherme (NOVO); uma soma de mais de 13 milhões de reais.

Em relação aos vereadores, os candidatos foram registrados por 30 diferentes partidos e a quantidade de disputantes ao cargo está representada no gráfico abaixo.

Gráfico 1 – Número de candidatos à vereança por partido (2020)

O total de candidatos que disputarão as 38 cadeiras da casa é de 1.183 e a média de concorrentes por partido é de 39.4. O partido que mais registrou candidatos foi o PSL (58). O que apresentou menos foi o PCO (3).

Entre os 1.183 candidatos ao cargo de vereador e os 32 ao cargo de prefeito e vice-prefeito, 804 (66,3%) são do sexo masculino e 408 (33,7%) do sexo feminino. O partido que mais registrou candidatas é o PV, com 5,1% de todas as candidaturas como femininas. O partido que mais registou candidatos é o PSL, com 4.9% das candidaturas como masculinas.

De acordo com o TSE, o grau de instrução dos candidatos à vereador de Curitiba é classificado por: i) lê e escreve; ii) ensino fundamental incompleto; iii) ensino médio incompleto; iv) ensino fundamental completo; v) superior incompleto; vi) ensino médio completo; vii) superior completo. O gráfico abaixo demonstra a relação entre escolaridade e candidatos:

Gráfico 2 – Grau de instrução dos candidatos à vereança (2020)

Observa-se que, segundo os dados do TSE, a maioria dos candidatos possui superior completo (517), seguido por aqueles que possuem ensino médio completo (336), superior incompleto (114), ensino fundamental completo (78), ensino médio incompleto (55), ensino fundamental incompleto (41) e lê e escreve (35).

Por fim, gostaríamos de lembrar aos leitores que todas as informações sobre os candidatos à Prefeitura foram captadas do site do TSE ainda durante o mês de outubro de 2020, isso é, pode ser que certas informações mudem durante a avaliação de aptidão/inaptidão dos candidatos.

Referências:

IBGE. Dados censitários de Sarandi. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/curitiba/panorama. Acesso em: 04 out. 2020.

Resolução sobre o período de campanha TSE. Disponível em: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Agosto/eleicoes-2020-publicadas-resolucoes-do-tse-com-novas-datas-do-calendario-eleitoral. Acesso em: 04 out. 2020.

Estatísticas eleitorais TSE. Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais.Acesso em: 04 out. 2020.