Quem são os que mais possuem seguidores no site de rede social?

Rafael Linhares

A disseminação do uso das mídias sociais online pelos políticos já é um fenômeno amplamente observado e debatido entre os estudiosos que se dedicam a esse tema, seja a nível nacional seja a nível regional. Os parlamentares usam e impulsionam de forma diversificada seus perfis nos sites de redes sociais (BRANDÃO E BULOW, 2018) contribuindo para, como já observado em trabalhos anteriores, a competitividade das eleições (BRAGA, 2014) e potencializando a interação com seu eleitorado. Além da Academia, a mídia também tem mostrado interesse pelo tema como, por exemplo, na coluna do dia 10 de maio de 2020 da Revista Veja[1], onde fora apresentado dados relacionados ao tema. É nesse contexto que o presente trabalho se insere, buscando avaliar como, em escala regional, os deputados estaduais do Paraná estão representados e qual o número de seguidores em seus respectivos perfis no Twitter.

Para isso, foram coletados dados pelo Grupo Pesquisa Atores, Instituições e Tecnologias Digitais (GEIST-UFPR) ao longo do ano de 2019 de todos os deputados estaduais do Paraná eleitos no pleito de 2018. Dentre a diversidade de dados coletados, existem informações sobre a frequência de políticos que possuem perfil na rede social online e quantidade de seguidores na mesma. São esses os conjuntos de dados que serão utilizados para a presente análise. Dessa forma, para análise dos dados, foi utilizado o software R para a demonstração de frequências e criação dos gráficos. Inicialmente, foram rodados dados correspondentes à presença ou não do parlamentar no Twitter, o resultado segue na tabela 1, abaixo:

Tabela 1 – Frequência de parlamentares que possuem perfil no Twitter

Fonte: GEIST (2020).

A tabela apresenta dados sobre a presença ou não do perfil dos parlamentares eleitos no Twitter, o número de parlamentares totais e em porcentagem. Observando a tabela verticalmente, é possível notar que dos 54 parlamentares eleitos em 2018 para o cargo de deputado estadual, 45 possuem perfil na rede social, correspondente a 83,3% dos parlamentares totais. Os que não possuem conta no Twitter são em número menor, apenas 9 deputados optaram por não utilizar esse site de rede social e correspondem a 16,7% do total. Os dados nos mostram que, entre os deputados estaduais do Paraná, o Twitter é uma rede social bem difundida e apresenta uma boa porcentagem de adeptos de seu uso.

Além da presença dos parlamentares no Twitter, podemos também analisar a quantidade de pessoas que seguem cada um deles e assim identificar quais são os deputados paranaenses mais influentes nessa rede social. Primeiro, olharemos para a distribuição dos seguidores a partir do gráfico boxplot abaixo:

Gráfico 1 – Distribuição da quantidade de seguidores (sem valores outliers)

Fonte: GEIST (2020).

O gráfico acima nos fornece informações sobre a distribuição da quantidade de seguidores nos perfis dos Deputados Estaduais e vale ressaltar que, após a identificação dos outliers superiores, eles foram apenas retirados da visualização gráfica, mas não do conjunto dos dados, estando junto das estatísticas apresentadas. Inicialmente, qualquer deputado que possuir mais de 5770 será considerado outlier superior e serão analisados adiante. Agora, olhando para o boxplot, podemos observar que dos 45 parlamentares que possuem perfil na rede social, 23, ou 50%, possuem a quantidade de seguidores entre 128 e 2.436. Olhando para a parte de baixo do gráfico é possível identificar que 11 deputados estaduais, ou 25% da distribuição total, possuem seguidores na faixa de 0 a 128. Agora, entre o terceiro quartil até o resto da distribuição, possuímos 25% do total de parlamentares, correspondendo a 11 deputados estaduais, que agregam entre 2.436 a 409.131 seguidores.

Olhando agora para o limite superior, todos os parlamentares que possuírem mais de 5.770 seguidores no Twitter serão considerados valores outliers, ou seja, que são observações fora do comum. Por desfigurarem o boxplot, foram tirados da visualização gráfica anterior, sendo analisados separadamente.

Gráfico 2 – Número de seguidores nos perfis outliers

Fonte: GEIST (2020).

Dentre os 45 perfis de deputados estaduais observados no Twitter, estes foram os que ficaram acima do limite superior calculado, de 5.770 seguidores: Delegado Francischini (PSL) (409.131), Requião Filho (MDB) (10.183), Tadeu Veneri (PT) (8.739), Maria Victoria (PP) (7.110), Romanelli (PSB) (6.338) e Mauro Moraes (PSD) (5.877). É possível notar que, mesmo entre os parlamentares outliers, existe uma discrepância na quantidade de seguidores. Francischini, que encabeça essa lista, já foi deputado federal pelo Paraná e secretário da Segurança Pública do governo Beto Richa (2014-2015).

Percebe-se que outros deputados mais seguidos também têm longo histórico de atuação política no estado, como Veneri, cujo primeiro mandato na Assembleia Legislativa paranaense foi em 2003; Romanelli, que foi secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária também durante a gestão de Richa; e Mauro Moraes, que cumpriu cinco mandatos como vereador de Curitiba e dois como deputado estadual do Paraná. Os parlamentares com trajetória mais recente, como Requião Filho e Maria Victoria, vêm de famílias tradicionais da política paranaense.


[1] Disponível em: <https://veja.abril.com.br/politica/pesquisa-os-deputados-influencers-que-dominam-as-redes-sociais/>. Acesso em 25 de maio de 2020.

Referências:

BRAGA, S. S. O Uso das Mídias Sociais é Um Bom Preditor do Sucesso Eleitoral dos Candidatos? Uma análise das campanhas on-line dos vereadores das capitais das regiões sul, sudeste, e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012. Revista Política Hoje, 2014.

BRANDÃO, I. D; BULOW, M.V; GOMES, T. Tecnologias Digitais e Campanhas Vitoriosas: a eleição para a Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2018. COMPOLÍTICA, 2019.