• Hashtags em articulação: #JoiceTraidora e a CPMI das fake news

    Um monitoramento dos Trending Topics do Twitter do dia 4 de dezembro de 2019 Rangel Ramos Para Rizzotto, Saraiva e Nascimento (2019), o avanço do ativismo digital proporcionou novos ambientes de atuações para as lutas sociais. Nesse contexto, o Twitter tornou-se o centro do “ativismo de hashtag”, que segundo as autoras, é “derivado do ciberativismo”… leia mais

  • Eleições 2018: a relação entre fake news e os candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad

    As notícias falsas foram criadas para beneficiar determinado agente político em detrimento de outros? Inaiara De Lima Ferreira e Naiara Sandi de Almeida Alcantara O termo “fake news” popularizou-se no cenário político brasileiro em 2018, especialmente em razão das eleições presidenciais. Qualquer um que teve acesso à internet, e principalmente às redes sociais, teve contato… leia mais

  • Comunicação política: relação com competição e participação nas eleições municipais

    Como as mudanças na legislação de propaganda eleitoral brasileira e na estrutura da comunicação tradicional e digital impactam no Índice de Democratização? Daniela Neves Este texto apresenta um resumo da tese defendida pela autora em março deste ano e que discute a democracia eleitoral, analisando de que forma as mudanças na legislação de propaganda eleitoral… leia mais

  • Engajamento no Facebook gera ganhos nas urnas?

    A quantidade de comentários nas páginas do Facebook tem relação direta com a votação obtida pelos candidatos à Presidência em 2018? Afonso Ferreira Verner No Brasil, o uso da internet, especialmente das redes sociais online (RSO), tem ganhado importância nas últimas eleições. Com as mudanças na legislação eleitoral em 2009 houve uma ampliação das possibilidades… leia mais