-
Hashtags em articulação: #JoiceTraidora e a CPMI das fake news
Um monitoramento dos Trending Topics do Twitter do dia 4 de dezembro de 2019 Rangel Ramos Para Rizzotto, Saraiva e Nascimento (2019), o avanço do ativismo digital proporcionou novos ambientes de atuações para as lutas sociais. Nesse contexto, o Twitter tornou-se o centro do “ativismo de hashtag”, que segundo as autoras, é “derivado do ciberativismo”… leia mais
-
Eleições 2018: a relação entre fake news e os candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad
As notícias falsas foram criadas para beneficiar determinado agente político em detrimento de outros? Inaiara De Lima Ferreira e Naiara Sandi de Almeida Alcantara O termo “fake news” popularizou-se no cenário político brasileiro em 2018, especialmente em razão das eleições presidenciais. Qualquer um que teve acesso à internet, e principalmente às redes sociais, teve contato… leia mais
-
Comunicação política: relação com competição e participação nas eleições municipais
Como as mudanças na legislação de propaganda eleitoral brasileira e na estrutura da comunicação tradicional e digital impactam no Índice de Democratização? Daniela Neves Este texto apresenta um resumo da tese defendida pela autora em março deste ano e que discute a democracia eleitoral, analisando de que forma as mudanças na legislação de propaganda eleitoral… leia mais
-
Engajamento no Facebook gera ganhos nas urnas?
A quantidade de comentários nas páginas do Facebook tem relação direta com a votação obtida pelos candidatos à Presidência em 2018? Afonso Ferreira Verner No Brasil, o uso da internet, especialmente das redes sociais online (RSO), tem ganhado importância nas últimas eleições. Com as mudanças na legislação eleitoral em 2009 houve uma ampliação das possibilidades… leia mais
DESENVOLVIDO POR CPOP