-
Comunicação política: relação com competição e participação nas eleições municipais
Como as mudanças na legislação de propaganda eleitoral brasileira e na estrutura da comunicação tradicional e digital impactam no Índice de Democratização? Daniela Neves Este texto apresenta um resumo da tese defendida pela autora em março deste ano e que discute a democracia eleitoral, analisando de que forma as mudanças na legislação de propaganda eleitoral… leia mais
-
Engajamento no Facebook gera ganhos nas urnas?
A quantidade de comentários nas páginas do Facebook tem relação direta com a votação obtida pelos candidatos à Presidência em 2018? Afonso Ferreira Verner No Brasil, o uso da internet, especialmente das redes sociais online (RSO), tem ganhado importância nas últimas eleições. Com as mudanças na legislação eleitoral em 2009 houve uma ampliação das possibilidades… leia mais
-
As diferentes manifestações de monitoramento on-line
Manifestações de cidadãos a diferentes instituições nas redes sociais on-line podem ser distinguidas por tipos de acordo com os fundamentos expressos nos comentários Fernanda Cavassana Neste post, trazemos um pequeno recorte analítico dentro de uma pesquisa mais ampla, a de doutoramento da autora (Carvalho, 2020), que discutiu a perspectiva teórica de Keane (2010). Normativamente, Keane… leia mais
-
A produção legislativa em transparência pública digital na Câmara dos Deputados
O crescimento de proposições legislativas que buscaram regular a questão no Brasil entre 2000 e 2018 Andressa Butture Kniess Ainda no século XVIII, Bentham (2011) e Kant (2008) – provavelmente inspirados pelo movimento iluminista que ocorria na Europa Ocidental – já discutiam a importância de governos translúcidos através do conceito de publicidade. Mas foi somente… leia mais
DESENVOLVIDO POR CPOP




