• A emoção como estratégia: análise do HGPE de candidatos à Presidência

    Um estudo sobre o apelo retórico utilizado pelos presidenciáveis em seus programas de 2018 Daniela Neves e Naiara S. de A. Alcântara Quando o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) inicia, mesmo com o tempo mais curto – passou para 35 dias desde as eleições de 2016 –, é um momento que marca a campanha… leia mais

  • Autoimagem e propostas dos candidatos ao governo do Paraná

    Uma análise dos temas presentes no HGPE de 2018 Renan Colombo A mais recente campanha para o governo do Paraná, em 2018, foi disputada por nove candidatos e ocorreu, de forma regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 16 de agosto e 6 de outubro, com o pleito sendo realizado em 7 de outubro. O… leia mais

  • Campanha presidencial: as estratégias retóricas no HGPE de 2018

    Um estudo dos programas dos presidenciáveis, veiculados durante o primeiro turno do pleito Rangel Ramos e Claudia Afanio As estratégias utilizadas pelos candidatos em seus discursos no período eleitoral, normalmente, refletem o momento político de uma sociedade. As eleições de 2018, no Brasil, apresentaram reflexos de um discurso político que ganhou proeminência nas manifestações de… leia mais

  • A presença de mulheres na Câmara dos Deputados

    Uma análise da 55ª e da 56ª Legislatura Alice Lorencetti e Wesley Villar Adam A partir da premissa do Estudo de Elites Políticas, em que há um grupo que governa, um grupo que é governado e que estes são diferentes entre si, surge a questão do porquê estes governam e como estes que governam são… leia mais