É esperado que o HGPE reflita o diálogo entre candidatos e eleitores sobre questões cotidianas e pode influenciar tendências de preferência eleitoral. Este artigo, de Tiago Predabon Costa, analisa se os candidatos à Presidência captaram os interesses do eleitorado no HGPE de 2022, onde temas como educação e inflação foram prioritários. A pesquisa foca nas abordagens temáticas de sete candidatos, revelando diferenças nas prioridades de temas entre candidatos masculinos e femininos.

O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) televisivo é, sabidamente, um espaço privilegiado para a exposição de exposição de partidos e candidaturas, pois a televisão aparece como o meio de comunicação mais acessado pelos brasileiros, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 (MASSUCHIN e TAVARES, 2017, p. 41).

Cabe ressaltar, inclusive, que o HGPE ainda hoje apresenta-se como um grande marco demarcatório no cenário político, pois com o advento do HGPE, inicia-se o “tempo da política”, conforme nos mostra CERVI, vez que, a partir deste momento que o eleitor efetivamente passa a dar atenção à política. Se até alguns meses antes das eleições, somente as elites partidárias, os militantes políticos e os simpatizantes de determinadas candidaturas, além da imprensa especializada, estão mobilizados, fato é que com o HGPE chega finalmente o momento em que a política ingressa na esfera privada dos cidadãos, que são os verdadeiros responsáveis pela decisão das eleições (CERVI, 2010, p. 12).

Observa-se, portanto, que com o HGPE as informações políticas surgem no espaço privado e são, posteriormente, levadas ao debate em espaços públicos, fazendo parte do cotidiano dos eleitores. 

Justamente considerando essa ligação com o cotidiano dos eleitores, espera-se algum diálogo entre candidato-eleitorado no HGPE televisivo sobre os problemas enfrentados no dia-a-dia, afinal, “os problemas apontados pelos eleitores tendem então a se transformar nos principais temas de campanha, pois os candidatos têm a possibilidade de aproveitar o anseio que a população tem por melhorias em determinadas áreas e apresentar soluções.” (CASTRO e TESSEROLI, 2017, p. 234).

Nota-se, inclusive, que dependendo do contexto político-social, o HGPE pode até mesmo alterar tendências de preferência – quando, por exemplo, um candidato dialoga melhor com as temáticas que o eleitorado julga relevantes –, contudo, mais importante do que procurar identificar se o Horário Eleitoral determina o voto, é necessário perceber como ele ajuda a compor o ambiente informacional que o eleitor utiliza para construir suas preferências políticas (CERVI, 2010, p. 13).

No presente artigo, a pergunta feita é a seguinte: será que os interesses do eleitorado brasileiro foram devidamente captados pelos candidatos e candidatas à Presidência da República no HGPE televisivo durante as eleições de 2022? 

No caso do eleitor brasileiro, segundo pesquisa realizada pelo Instituto XP/Ipespe entre os dias 02 e 04 de maio de 2022, verifica-se que os temas mais importantes para o eleitorado brasileiro foram educação (23%), aparecendo em primeiro lugar juntamente com inflação (23%), seguido de desemprego (17%), saúde (14%) e fome/miséria (6%). Corrupção, tema bastante em voga durante o período da Operação Lava-Jato, aparece apenas com 5% dos votos (XP/IPESPE, 2022, p. 36).

Figura 1. TEMAS MAIS IMPORTANTE PARA O ELEITORADO BRASILEIRO

FONTE: XP/IPESPE, 2022, p. 36

Passa-se agora à análise da discussão temática feita pelos candidatos e candidatas à Presidência em seus programas no HGPE televisivo, para averiguar se existiu ou não o necessário diálogo entre o eleitorado-candidato.

Inicialmente, cabe esclarecer que os dados que compõem o corpus desta pesquisa foram coletados pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e são relativos aos programas do HGPE em bloco que foram veiculados durante a campanha eleitoral na televisão, nos períodos da tarde e da noite. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e as categorias de análise utilizadas foram baseadas no trabalho de CERVI (2011), tendo como unidade de análise o segmento, definido a partir da permanência do tema, orador e cenário.

Além disso, cabe também salientar que a eleição à Presidência da República de 2022, contou com 11 candidatos, quais sejam: Ciro Gomes (PDT), Constituinte Eymael (DC), Felipe d´Ávila (Novo), Léo Péricles (UP), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Messias Bolsonaro (PL), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) Soraya Thronicke (União Brasil), Padre Kelmon (PTB) e Vera Lúcia (PSTU) (BRASIL, 2023, p. 01). Entretanto, somente tiveram espaço no HGPE televisivo os candidatos Ciro Gomes (PDT), Felipe d´Ávila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Messias Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB) e as candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) (AZEVEDO, 2023, p. 01). 

Portanto, o cenário a ser observado no presente trabalho está restrito aos programas eleitorais referentes a estas 7 candidaturas, iniciando-se a exposição pelas candidatas mulheres.

Pois bem. Da análise dos programas eleitorais do HGPE televisivo de Simone Tebet é possível perceber que o principal tema de sua campanha eleitoral de Simone Tebet foi a questão das mulheres, minorias e comunidade LGBTQIA+, ocupando 7,8% dos segmentos analisados. Em seguida, vê-se que Simone ocupou seu HGPE para discussões temáticas sobre desenvolvimento e planejamento urbano (5,2% dos segmentos), para temática “outra” (categoria não tipificada e que ocupou 3,6% dos segmentos), seguido de economia (3,1% dos segmentos) e de temática categorizada como “cardápio” (quando diversos temas são abordados, sem profundidade, que ocupou 2,1% dos segmentos). A questão relacionada à educação, principal tema para o eleitorado brasileiro, foi palco de apenas 0,5% dos segmentos analisados.

Por sua vez, Soraya Thronicke teve como principal tema de sua campanha eleitoral a questão a questão tributária, que apareceu em 14,4% dos segmentos, dedicados especialmente à apresentação de sua proposta de imposto único. A seguir, aparecem com destaque na campanha da candidata a categoria “outra” (9,2% dos segmentos), educação (2,1% dos segmentos), bem como economia, funcionalismo público e “cardápio”, questões que aparecem empatadas em 0,5 dos segmentos, cada uma.

Em suma, foram essas as questões temáticas trabalhadas pelas candidatas, haja vista que, em ambos os casos, o HGPE teve como principal função a formação de sua imagem enquanto candidatas à Presidência da República.

TABELA 1 – TEMA/OBJETO DISCUTIDO NO HGPE POR CANDIDATA

Tema/ObjetoSimone TebetSoraya Thronicke
N%%
Saúde-Covid31,600
Tributário002814,4
Educação10,542,1
Infraestrutura e saneamento básico10,500
Economia63,110,5
Desenvolvimento urbano, planejamento urbano105,200
Meio Ambiente10,500
Mulheres/ Minorias / LGBTQIA+157,800
Bem-estar social (bolsas, cotas)31,600
Cardápio (variedade de políticas públicas)42,110,5
Funcionalismo Público0010,5
Outra73,6189,2
Imagem da cidade e região metropolitana10,500
Imagem do estado0021,0
Imagem do país42,121,0
Imagem do candidato7740,18543,6
Imagem do partido73,6105,1
Imagem do adversário115,763,1
Imagem do eleitor157,894,6
Meta Campanha – Cenas externas de campanha189,442,1
Meta Campanha – Apelos ao engajamento do eleitor52,6189,2
Meta Campanha – Pedagogia do voto21,052,6
Meta Campanha – Debate10,510,5
Total192100,0195100,0

FONTE: CPOP.

De outro lado, os candidatos homens tiveram abordagens distintas nas questões temáticas, consoante se passa a demonstrar.

O candidato Ciro Gomes utilizou-se bastante de seu horário eleitoral para discussão dos temas, sendo que o principal tema de sua campanha eleitoral foi justamente a questão da educação, que ocupou 20,6% dos segmentos analisados. Na sequência, observa-se que Ciro ocupou-se destacadamente de discussões a respeito de bem-estar social (bolsas, cotas, etc.) em 9,5% dos segmentos, economia e tributário (6,3% dos segmentos, cada uma) e saúde (3,2% dos segmentos)

Por sua vez, o candidato Felipe D´Ávila não se debruçou em questões temáticas, vez que apenas dedicou 7,8% a tema categorizado como “outra” (9,2% dos segmentos) e à temática da educação (2% dos segmentos), utilizando-se de seu espaço no HGPE televisivo especialmente para formação de sua imagem enquanto candidato (41,2% dos segmentos).

Já o candidato Jair Messias Bolsonaro, apesar de igualmente não se focar em questões temáticas, dedicou parte de seu HGPE especialmente à discussão sobre segurança pública, principal tema abordado (4,9% dos segmentos analisados). Em seguida, aparecem na campanha do candidato à reeleição, com algum destaque, a temática da educação (3,8% dos segmentos), temática categorizada como “outra” (3,5 dos segmentos) e em quarto “cardápio” (3,3% dos segmentos), somente vindo em quinto lugar a questão da economia com 3,2% dos segmentos analisados.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, assim como seu principal adversário, apesar de igualmente não se focar em discussões temáticas, teve como principal tema a questão da economia (9,7% dos segmentos), seguido da categoria “cardápio” (7,5% dos segmentos analisados), aparecendo em terceiro lugar a temática qualificada “outra” (5,2% dos segmentos) e em quarto lugar saúde (2% dos segmentos).

Já o candidato Padre Kelmon, praticamente não se dedicou a discussões temáticas em sua campanha, vez que somente abordada questão categorizada como “outra” em 16,7% dos segmentos.

Com exceção de Ciro Gomes, verifica-se que o HGPE dos candidatos teve como principal função a formação de sua imagem enquanto candidatos à Presidência da República, não se dedicando de forma maciça as questões temáticas.

TABELA 2 – TEMA/OBJETO DISCUTIDO NO HGPE POR CANDIDATO

Tema/ObjetoCiro GomesFelipe D’ávilaJair BolsonaroLulaPadre Kelmon
N%N%N%N%N%
Segurança Pública0000344,9101,600
Saúde-Covid23,20060,9132,000
Tributário46,30030,40000
Educação1320,612,0263,881,300
Infraestrutura e saneamento básico000091,30000
Economia46,300223,2629,700
Desenvolvimento urbano, planejamento urbano000030,40000
Transporte000020,30000
Meio Ambiente000020,320,300
Emprego000020,320,300
Idoso000060,90000
Criança00000010,200
Mulheres/ Minorias / LGBTQIA+000071,0101,600
Agricultura0000101,50000
Bem-estar social (bolsas, cotas)69,500121,740,600
Cardápio (variedade de políticas públicas)0000233,3487,500
Funcionalismo Público000010,10000
Outra11,647,8243,5335,2516,7
Imagem da cidade e região metropolitana00000010,200
Imagem do estado000010,130,500
Imagem do país0047,8202,9355,5516,7
Imagem do candidato1320,62141,219728,615023,51756,7
Imagem do partido00815,7172,5132,026,7
Imagem do adversário0047,89213,410115,900
Imagem do eleitor11,600547,810200
Meta Campanha – Cenas externas de campanha23,200385,5426,613,3
Meta Campanha – Apelos ao engajamento do eleitor1422,2611,8344,9294,600
Meta Campanha – Pedagogia do voto11,623,971,020,300
Meta Campanha – Debate0000243,50000
Meta Campanha – Irregularidade na Campanha 00000030,500
Total63100,051100,0689100,0195100,030100,0

FONTE: CPOP.

Assim, observa-se que não houve razoável correlação entre os problemas urbanos observados pelos eleitores brasileiros (leia-se: educação, inflação, desemprego, saúde e fome/miséria) e os temas enfrentados pelos candidatos e candidatas presidenciais no HGPE televisivo. 

Muito embora alguns candidatos tenham dedicado mais tempo a questões relativas à educação, como Ciro Gomes, ou à questão tributária, como Simone Tebet, verifica-se que os candidatos mais bem votados pelo eleitorado (Lula e Bolsonaro, que juntos somaram mais de 90% dos votos no primeiro turno) não necessariamente foram aqueles que mais trabalharam os temas tidos por relevantes para o eleitor brasileiro.

Cabe concluir, contudo, que tal circunstância não retira a importância do HGPE televisivo, afinal, consoante acima registrado, mais importante do que procurar identificar se o HGPE determina ou não voto dos eleitores, é necessário perceber como ele ajuda a compor o ambiente informacional que o eleitor utiliza para construir suas preferências políticas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AZEVEDO, Alessandra. Veja quanto tempo de TV cada presidenciável terá na propaganda eleitoral. Revista Exame, São Paulo, 18 ago. 2022. Disponível em: < https://exame.com/brasil/veja-quanto-tempo-de-tv-cada-presidenciavel-tera-na-propaganda-eleitoral/>. Acesso em: 26 out. 2023.

BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Divulgação dos resultados das Eleições 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022/divulgacao-dos-resultados-das-eleicoes-2022.. Acesso em: 26 out. 2023.

CASTRO, Fernanda e TESSEROLI, Ricardo Germano. As Preocupações dos Eleitores e os Temas de Campanha em Curitiba: Quando o Candidato Fala o que o Eleitor não quer Ouvir. In: Eleições 2016: análise do HGPE em capitais brasileiras/organizada. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, Fernando Emmendoerfer de Castro, Luciane Panke – Londrina, Syntagma Editores, 2017. 

CERVI, Emerson Urizzi. O tempo da política e a distribuição dos recursos partidários: uma análise do HGPE. In: Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.8, p.12-17, 2010.

________________. O uso do HGPE como recurso partidário em eleições proporcionais no Brasil: um instrumento de análise de conteúdo. Opinião Pública, Campinas, vol. 17, nº 1, Junho, 2011, p.106-136. 

CERVI, Emerson Urizzi e MASSUCHIN, Michele Goulart. HGPE e formação da opinião pública no Brasil: Análise das estratégias dos principais candidatos à presidência da república em 2010. In: IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR. Belo Horizonte, 2011.

TAVARES, Camilla Quesada; MASSUCHIN, Michele Goulart. Comunicação, gênero e política no Brasil: as candidatas do Paraná na propaganda eleitoral televisiva. Revista Latinoamericana de Comunicación – CHASQUI, Quito, n. 135, p. 39-54, 2017.

________________.  Gênero na propaganda eleitoral: as candidatas dos pleitos majoritários de 2018 e o discurso protagonizado no Horário Gratuito Político Eleitoral. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 39, p. 1-39, 2022.

XP/IPESPE. Pesquisa Ipespe: Avaliação Presidencial I Eleição 2022. Maio (1ªa Semana). Disponível em: < https://ipespe.org.br/pesquisa-ipespe-avaliacao-presidencial-eleicao-2022-maio-1a-semana/.>. Acesso em: 26 out. 2023.

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