Informações sobre as eleições na cidade paranaense

Naiara Sandi de Almeida AlcantaraGabriela Catarina Canal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima a população de Peabiru em aproximadamente 14.007 habitantes. Desses, 10.543 são eleitores aptos a votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quanto aos dados sociodemográficos, o eleitorado peabiruense é composto majoritariamente por mulheres (52%). A maioria do eleitorado se encontra na faixa etária entre 25 a 39 anos, o que corresponde a aproximadamente 28% dos eleitores.

Em Peabiru, foram registradas 99 candidaturas, sendo 10 referentes aos candidatos a prefeito e vice-prefeito e 89 destinadas ao cargo de vereador(a). Os candidatos que forem eleitos ocuparão as 11 vagas disponíveis no município, sendo 1 para prefeito e 1 para vice-prefeito e 9 cadeiras para vereadores(as).

Foram registradas 5 candidaturas ao cargo de prefeito: Daniel Tomé Da Silva pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Jean Francesco Mendes da Silva pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Wilson Jardim de Carvalho pelo Partido Progressista (PP), Claudecir Alves de Souza pelo Partido Social Democrático (PSD) e Julio Cezar Frare pelo Partido Liberal (PL).

Mesmo a cidade de Peabiru contando com mais de 50% de indivíduos do sexo feminino, isto é, mais de 7 mil mulheres, não houve nenhuma candidatura feminina para a prefeitura. O quadro 1 mostra mais sobre os candidatos a prefeito, considerando a autodeclaração feita pelos mesmos:

Quadro 1 – Candidatos inscritos para o cargo de prefeito no município de Peabiru em 2020

*Consideramos como político de carreira aqueles que se candidataram e venceram ao menos uma eleição.
Fonte: Autoras, a partir dos dados do TSE acessados em 11 de outubro de 2020.

A partir dos dados do TSE, percebemos que os seguintes candidatos já ocuparam algum cargo político no município de Peabiru: Wilson como vereador em 2012 e Xeleléu nas últimas eleições (2016), também como vereador. Júlio Frare tenta a reeleição para o cargo que ocupa atualmente. Os demais candidatos ainda não venceram nenhuma eleição. Em relação à idade, a média dos candidatos é de 49 anos. O candidato mais velho possui 70 anos e o mais novo 36. Nascido em Peabiru, temos apenas um candidato, os demais nasceram em outros municípios paranaenses. Dos cinco candidatos, três possuem ensino superior completo e os demais ensino médio completo. Em relação à cor, só se inscreveram candidatos brancos e pardos, tanto para a prefeito, quanto para vice.

Cumpre destacar que, nas eleições municipais de 2016, eram quatro os candidatos à Prefeitura: Julio Cezar Frare, Wilson Carvalho, e os candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT), Claudinei Minchio, e do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), João Carlos Klein. Nestas eleições, esses dois partidos não lançaram candidatos para disputar o cargo de prefeito e o anterior candidato do PT à prefeitura, Claudinei, disputará uma vaga na Câmara Municipal em 2020.

Sobre a ocupação dos aspirantes a prefeito, temos, além do atual prefeito, um professor, um agricultor, um contador e um empresário. Por fim, sobre os bens, todos os candidatos declararam possuir em seus nomes algum patrimônio, como pode ser verificado no quadro 1, mas o valor que mais chama atenção é a declaração do candidato Wilson: pouco mais de 4 milhões de reais.

No site do Tribunal Superior Eleitora (TSE), os eleitores podem acessar mais informações sobre os candidatos a prefeito, bem sobre seus respectivos vices.

Agora, tratando sobre os candidatos ao cargo de vereador, dos 89 candidatos, cinco estão tentando a reeleição, são eles: Professor Fábio, Cícero, Paulinho Avanço, Zé Durães e Fred Freitag. Os seguintes partidos estão na disputa para o cargo de vereador:

Gráfico 1 – Candidatos por partido para o cargo de vereador em Peabiru-PR

Fonte: Autoras, a partir dos dados do TSE acessados em 11 de outubro de 2020.

Lembrando que cada partido pode indicar até no máximo 150% de candidatos em relação ao número de cadeiras a serem ocupadas. Como são nove cadeiras para o cargo de vereador, cada partido pode indicar no máximo 14 candidatos, assim como fizeram os partidos Cidadania, PL e PSL. Os outros quatro partidos, PCdoB, PT, PSB e PSD, que também estão na disputa, indicaram entre três e treze candidatos.

Ainda tratando dos partidos, lembramos que para o cargo de vereador existem as cotas gênero, isso é, pelo menos 30% das vagas precisam ser destinadas às mulheres. Tendo isso em vista, verificamos que alguns partidos indicaram mais do que essa porcentagem, como é o caso do Cidadania, PSB e PT.

Em relação às informações socioeconômicas dos candidatos, constatamos que se candidataram 33 mulheres e 56 homens. Sobre o estado civil, a maioria são casados (46) e em segundo lugar estão os solteiros (31). Em relação à idade dos candidatos, a maioria possui entre 40 e 49 anos, são 32,58% dos candidatos nessa faixa de idade. Os mais jovens, de 21 a 29, compõem 13,48% dos candidatos, seguidos pelos candidatos na faixa de 30 a 39 anos, que somam 14,61%. Já os candidatos mais velhos estão na faixa de 70 a 74 anos (são apenas quatro candidatos nessa faixa). No que tange à cor dos candidatos, a maioria é branca (56), seguido por 23 pardos(as) e 10 pretos(as).

Diferentemente do que foi verificado em relação aos candidatos a prefeito, para vereador há mais diversificação em relação ao nível de escolaridade, sendo que a maioria possui ensino médio completo (34), seguido pelos que possuem ensino fundamental completo (20) e aqueles com superior completo (19).  Temos ainda cinco candidatos que declararam que apenas leem e escrevem, e sete com o fundamental incompleto.

A respeito das ocupações, temos uma grande diversidade, mas as profissões que mais aparecem são: aposentado (8,99%), seguido por empresário (7,87%), agricultor (6,74%), servidor público municipal (5,62%) e dona de casa (5,62%). Lembramos que todos os dados foram extraídos do site do TSE, a partir de dados autodeclarados no momento da inscrição das candidaturas. A coleta de dados ocorreu entre o início e a metade do mês de outubro, então é possível que haja alterações no decorrer do processo eleitoral.


Leia também:

O perfil dos candidatos de Curitiba/PR

O perfil dos candidatos de Sarandi/PR

O perfil dos candidatos de Maringá/PR

O perfil dos candidatos de Vilhena/RO


Referências:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cidade, Paraná, Peabiru. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/peabiru.html Último acesso em: 11 de out de 2020.

CÂMARA MUNICIPAL DE PEABIRU. Vereadores para o mandato da 16º Legislatura de 2017/2020. Disponível em https://www.cmpeabiru.pr.gov.br/ Último acesso em: 11 de out de 2020.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Divulgação de Candidaturas e Contas. Disponível em http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2020 Último acesso em: 11 de out de 2020.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Estatísticas Eleitorais. Disponível em https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais Último acesso em: 11 de out de 2020.