A pesquisa produzida por Paula Oliveira aborda a importância da comunicação pública para as instituições, destacando que uma comunicação eficaz e profissionalizada nas câmaras municipais brasileiras é essencial para melhorar a transparência e fortalecer a democracia. Salienta-se a necessidade de pesquisar como esses departamentos têm se adaptado e qual o impacto de suas práticas.

Em tempos de fácil acesso à informação, ainda que de maneira inconsciente, instituições que abrem mão da comunicação colocam-se distantes do público e estão em desvantagem em relação a outras instituições. Por isso, cada vez mais órgãos públicos e privados buscam melhorar e ampliar a relação com seu público a partir da comunicação pública (Miola; Marques, 2020).

Embora este conceito seja fundamental na transparência e participação democrática, especialmente em nível local, onde a proximidade com os cidadãos é mais intensa, ainda há poucos conhecimentos sobre como os departamentos de comunicação das câmaras municipais brasileiras têm se adaptado e reestruturado suas práticas diárias para atuar de forma eficaz (Barros; Bittencourt, 2021). Isso é especialmente relevante à medida que a profissionalização e a institucionalização se tornam cada vez mais importantes nesse contexto.

Por isso, é importante investigar como esses departamentos têm implementado os processos de profissionalização e institucionalização e como esses processos têm impactado na estrutura cotidiana de câmaras municipais de cidades brasileiras de diferentes portes e regiões. Um dos objetivos para tal investigação é contribuir para o debate sobre desigualdades na profissionalização e para o aprimoramento das estratégias de comunicação nas casas legislativas (Mitozo, 2020).

Como funcionam as estruturas organizacionais, estratégias de comunicação, relações com vereadores e influências político-partidárias nas câmaras locais? A reflexão é importante pois a estabilidade nos departamentos de comunicação é um dos caminhos para garantir que os assessores tenham maior liberdade no agendamento e na divulgação das notícias. Mas isso acontece? A literatura avalia que a estabilidade pode permitir que os profissionais desenvolvam estratégias de comunicação a longo prazo, construindo uma relação de confiança com a comunidade (Massuchin; Oliveira, 2020).

Assim, pode-se dizer que investir na profissionalização dos departamentos de comunicação das câmaras municipais não apenas melhora a qualidade da informação disponibilizada à população, mas também é fundamental para que as pessoas compreendam o papel do parlamento e possam escolher melhor seus representantes (Leston-Bandeira, 2018). Exemplos como a Câmara de Curitiba destacam-se no Brasil, pois contam com um estúdio de podcast para tratar sobre variados temas. Por outro lado, outras câmaras municipais carecem de profissionais experientes e/ou com formação na área (Oliveira, 2021).

Diante da importância da comunicação pública para a transparência e participação democrática, especialmente em nível local, aprofundar o conhecimento sobre a profissionalização dos departamentos de comunicação das câmaras municipais brasileiras se mostra instigante. Em breve, estudos poderão trazer novidades sobre como esses departamentos têm se adaptado e reestruturado suas práticas diárias para atuar de forma eficaz, à medida que a profissionalização e a institucionalização se tornam cada vez mais presentes. Este olhar sobre os bastidores das câmaras municipais pode não apenas contribuir para o aprimoramento das estratégias de comunicação nas casas legislativas, mas também para uma maior compreensão por parte da população sobre o papel do parlamento e uma escolha mais consciente dos representantes.

REFERÊNCIAS

BARROS, Antonio T.; BITTENCOURT, Fernando. Percepções sociais sobre a Câmara Legislativa do Distrito Federal: imagem pública, confiança política e poder local. E-Legis, Brasília, v. 14, n.35, maio/ago, p. 238-268, 2021.

LESTON-BANDEIRA, Cristina. Parliament and Public Engagement. Exploring Parliament. 2018.

MITOZO, Isabele. A utilização de sistemas deliberativos remotos pelas Assembleias Legislativas Brasileiras durante a pandemia de covid-19. Revista do Legislativo Paranaense, 9-24, 2020.

OLIVEIRA, Paula; MASSUCHIN, Michele. Comunicação Pública dos Legislativos Municipais Conectados: accountability, transparência e proximidade com os cidadãos nas redes sociais. XXIX Encontro da Compós, 2020.