Manifestações de cidadãos a diferentes instituições nas redes sociais on-line podem ser distinguidas por tipos de acordo com os fundamentos expressos nos comentários

Fernanda Cavassana

Neste post, trazemos um pequeno recorte analítico dentro de uma pesquisa mais ampla, a de doutoramento da autora (Carvalho, 2020), que discutiu a perspectiva teórica de Keane (2010). Normativamente, Keane (2010) discorre sobre um novo estágio das democracias contemporâneas, que passam a ser caracterizadas como monitoradas, dadas as alterações na comunicação das sociedades democráticas, que se saturaram de meios e novos fluxos de informação. A ação de monitorar vinculada à ideia de cobrança e vigilância e significa o processo de fiscalizar sistematicamente o conteúdo ou a qualidade de algo (Keane, 2010). Esse acompanhamento crítico pode ser desempenhado por diferentes instituições, estatais e sociais, mas também individual e independentemente por cidadãos.

Diante disso, investigou-se o comportamento dos brasileiros, enquanto monitores democráticos, em interações nas redes sociais on-line. A pesquisa analisou como eles se manifestam a instituições representativas que atuam em diferentes dimensões da democracia brasileira e estão presentes nesses espaços comunicativos. Empiricamente, o comentário monitor é definido como aquele que cita textualmente a entidade monitorada. O corpus é formado por 550.833 comentários feitos a 60.898 publicações, ao longo de um ano, em 12 páginas de instituições do Estado, de partidos políticos, empresas da mídia, e novos movimentos sociais de atuação on-line na rede social Facebook. Portanto,

Para a produção da tipologia apresentada a seguir, ancorou-se, principalmente, na proposta metodológica para análise de conteúdo em redes sociais on-line de Cervi (2019). Tal estratégia visa realizar uma “Análise de Conteúdo Automatizada com menor interferência possível de subjetividades do pesquisador na categorização textual” (Cervi, 2019, p.108). Deste modo, opta-se pela análise de conteúdo léxica tendo como unidade de análise a palavra ou o termo que compõe o conteúdo manifesto, não se tratando de uma análise semântica em que o texto seria lido e interpretado buscando-se seu sentido. No total, para todas os comentários feitos em todas páginas analisadas, formaram-se 61 clusters de conteúdo.

Uma vez realizada a análise léxica para todos os conjuntos de comentários, observaram-se as semelhanças entre os clusters formados para a criação de uma tipologia que identificasse diferenças categóricas entre eles e, ao mesmo tempo, pudesse ser aplicada a todas as 12 fanpages que tiveram seus comentários analisados.  Assim, encontrou-se tipos distintos de conteúdo monitor. Ora a manifestação de monitoramento vincula-se mais ao papel desempenhado pela instituição democrática, às suas atividades, finalidades e desempenho. Ora trata-se de um monitoramento mais temático. De todo modo, foi perceptível a existência de diferentes conteúdos chegando-se à proposição de cinco tipos de comentários monitores, os quais são descritos e explicados sumariamente no quadro abaixo.

Quadro 1 – Tipologia de manifestação monitora na RSO

Fonte: Carvalho (2020).

Depois de categorizar cada um dos comentários a partir da presença de termos significativos, expõem-se, o percentual obtido para cada categoria das manifestações monitoras. Cabe destacar que 28,7% dos comentários foram classificados em mais de um tipo e um terço dos comentários (31,8%) não foram categorizados. Isso quer dizer que eles não continham nenhum dos termos significativos apresentados pela análise léxica automatizada. Ou seja, continham conteúdos distintos daqueles que foram identificados pelos agrupamentos textuais.


Leia também:

Conversações políticas online: que os brasileiros falam sobre a ditadura?

Maioridade penal: as conversações online em 2015


O gráfico 1 abaixo permite visualizar as diferenças entre as categorias, com destaque majoritário das manifestações monitoras voltadas a aspectos ligados aos papeis das instituições analisadas, que representam mais de 73,5 mil comentários. É também significativo visualizar o volume de comentários cujo conteúdo se destaca por conter insultos, ataques e termos pejorativos, que são quase 60 mil. Manifestações especificamente sobre a atuação on-line das entidades democráticas são significativamente menores em comparação às outras categorias, com menos de 13 mil comentários nesse tipo.

Gráfico 1 – Distribuição dos comentários em categorias

Fonte: Carvalho (2020).

Para além do volume de cada tipo de comentário monitor, uma das informações sobre as interações que se dão no âmbito das redes sociais on-line e permite comparações entre os comentários aqui analisados é a quantidade de curtidas que o comentário recebeu. Ao se analisar isso, não se trata apenas de considerar o conteúdo das manifestações dirigidas às instituições naquele espaço, mas também a própria recepção daquele conteúdo entre os demais participantes, que tendem a “curtir”, de forma a endossar, as manifestações de outras pessoas. Pertinente a isso, a tabela abaixo, traz estatísticas descritivas de curtidas que os comentários monitores receberam. Primeiramente, destaca-se que as manifestações monitoras totalizaram 1.757.797 curtidas, uma média de 3,19 por comentário.

Tabela 1 – Estatísticas descritivas para curtidas por tipo de comentário monitor

Fonte: Carvalho (2020).

A coluna da diferença de média evidência em quais tipos houve média maior ou menor que a geral. Como é possível observar, comentários que pertenciam a mais de um tipo de categoria foram aqueles que mais totalizaram curtidas, com média de 5,2 curtidas, 2 a mais que a média geral. Por outro lado, comentários com conteúdos alheios aos analisados aqui, aqueles que não foram categorizados em nenhum tipo de monitor, são os que levam a menores quantidades de interações na seção de comentários, em média 1,5 curtidas – 1,64 a menos que a média geral.

Dentre as categorias excludentes de monitor, nota-se que, por mais que esse tipo tenha ocorrido em menor volume, comentários dedicados a tratar do desempenho on-line da entidade monitorada são aqueles que apresentaram maior média entre as categorias excludentes, 4,64 curtidas por comentário. “Valores” também foi uma categoria com interações acima da média. Em contrapartida, comentários cujos conteúdos evidenciavam insultos e críticas em tons pejorativos às instituições e aos demais participantes foram aqueles que menos mobilizaram interações em forma de curtidas.

Reforça-se que este post é um recorte analítico de uma pesquisa de doutoramento, mais ampla. Para conhecimento completo e mais aprofundado do estudo tela, indica-se a leitura da tese da autora (Carvalho, 2020), da qual foi retirada essa análise.

Referências

CARVALHO, Fernanda C. Interações digitais em democracias monitoradas: as manifestações dos cidadãos a instituições representativas brasileiras no âmbito das redes sociais on-line. Tese (Doutorado em Ciência Política). Universidade Federal do Paraná. 2020.

CERVI, Emerson U. “Análise de Conteúdo aplicada a Redes Sociais Online”. In: ____ Manual de Métodos Quantitativos para iniciantes em Ciência Política. Vol 2. Curitiba: CPOP, 2019.

KEANE, J. Vida e Morte da Democracia. Coimbra: Edições 70, 2010.