Quais postulantes ao Governo do Estado tiveram mais comentários em suas fanpages no período de campanha eleitoral?

Rafael Linhares

O uso da internet nas eleições, tanto proporcionais quanto majoritárias, é tema cada vez mais presente nos pleitos atuais. Com o avanço do uso dessas tecnologias pelos candidatos, principalmente após a eleição presidencial de Barack Obama em 2008 (GOMES et al., 2009), os trabalhos que englobam internet e política têm crescido na área de Ciência Política. Isso leva à constituição de um amplo campo de estudo multidisciplinar, sendo assunto de diversos artigos já produzidos no Brasil (SAMPAIO, BRAGATTO E NICOLAS, 2016) e se tornando relevante na agenda dos pesquisadores pela abrangência e quantidade de dados disponíveis. Afunilando o tema para as redes sociais, mais especificamente para o Facebook, é possível notar uma comunicação mais horizontal, em que o usuário tem a possibilidade de não apenas consumir conteúdo, mas também expor suas reações ao mesmo conteúdo (CERVI, 2016), criando, assim, um ambiente de debate virtual.

 É nesse sentido de debate virtual que a presente análise é inserida, buscando olhar para a quantidade de comentários recebidos nas páginas dos quatro candidatos mais bem colocados na eleição de 2018 ao governo do Paraná. São eles: Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), João Arruda (MDB) e Ratinho Jr (PSD). O recorte temporal corresponde aos meses de julho, agosto, setembro e outubro, sendo escolhido com a finalidade de englobar o período de início da propaganda intrapartidária até o final do pleito eleitoral, com o objetivo de entender em que período da campanha eleitoral o eleitor mais se engaja a ir às páginas dos candidatos e expressar suas opiniões em relação aos posts dos disputantes. Vale ressaltar que a presente análise tem apenas o intuito de mostrar, quantitativamente, o volume de comentários, sem olhar para o conteúdo dos mesmos.

Dessa forma, foram coletados dados, pela equipe de pesquisadores do CPOP, sobre os comentários de todos os posts dos quatro candidatos mais bem colocados ao cargo de governador com o recorte mencionado anteriormente. O software usado para realização da coleta foi o Netvizz.

Para as análises estatísticas e formação de tabelas, foi usado o software SPSS e para a visualização gráfica foi utilizada a linguagem de programação R. A tabela 1, abaixo, mostra a distribuição dos comentários por página.

Tabela 1 – Distribuição de comentários por página de candidato

Fonte: CPOP (2020).

É possível notar que Cida Borghetti teve a maior quantidade de comentários em sua página nos quatro meses analisados (41.269), seguida por Ratinho Jr. (37.554), João Arruda (11.673) e Dr. Rosinha (2.504). Foram próximas as proporções de comentários recebidos durante o mês de julho em cada uma das páginas dos candidatos: para Cida Borghetti, os comentários desse mês representaram 8,6% do total obtido por suas publicações ao longo de todo o recorte temporal; para Dr. Rosinha, a proporção foi de 7,6%; João Arruda ficou com 6,8% e Ratinho Jr. com 14,4%. Já no mês de agosto, Cida Borghetti obteve 19,6%; Dr. Rosinha alcançou 22,6%; João Arruda ficou com 19,4% e Ratinho Júnior chegou aos 24%. No mês de setembro, a proporção de Borghetti foi de 45,4%; a de Dr. Rosinha foi de 48,2%; 49,7% para João Arruda e 34,5% para Ratinho Jr. Por fim, em outubro, Cida Borghetti obteve 26,2%; Dr. Rosinha ficou com 21,4%; João Arruda com 24% e Ratinho Jr. com 27%. O gráfico 1 mostra a porcentagem de comentários que cada candidato recebeu durante o período, dividido entre os meses analisados.

Gráfico 1 – Comentários por mês

É possível notar que a porcentagem de comentários em cada uma das páginas dos candidatos aumenta com o passar dos meses e a aproximação do resultado das eleições, diminuindo após o resultado no mês de outubro. No mês de julho, o candidato que mais tem comentários proporcionais aos recebidos em sua página em todo o período analisado é Ratinho Jr. (14,4%), que proporcionalmente também é o maior em agosto (24%). Setembro é o mês onde todos os candidatos atingem o pico proporcional de engajamento registrado no período de quatro meses, sendo João Arruda o candidato que mais obteve quantidade proporcional de comentários recebidos (49,7%). Em outubro, Ratinho Jr. volta a ser o candidato com maior quantidade proporcional de comentários recebidos em seus posts (27%). Um dado interessante é que o aumento de engajamento proporcional, de 24% em agosto para 34,5% em setembro, na página de Ratinho Jr. é o menor entre os quatro candidatos no período.


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Referências:

CERVI, EMERSON, U.; MASSUCHIN, MICHELE, G.; CARVALHO, FERNANDA, C. Internet e Eleições no Brasil. Curitiba: CPOP, 2016.

GOMES, W.; FERNANDES, B.; REIS, L.; SILVA, T. Politics 2.0: a campanha online de Barack Obama em 2008. Revista de Sociologia e Polítíca, v. 17, n.34, 2009.

SAMPAIO, R. C.; BRAGATTO, R. C.; NICOLAS, M. A. A construção do campo de internet e política: análise dos artigos brasileiros apresentados entre 2000 e 2014. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 21, 2016.