Uma análise quantitativa das postagens e engajamento da Gazeta do Povo, Plural, Bem Paraná, CBN, G1, Paraná Portal e Rede Massa

Rafael Linhares e Padilha e Lucas Eduardo Zulin

Os desafios colocados para os jornais e veículos de comunicação em relação às novas tecnologias são inúmeros. Isso se torna ainda mais evidente quando olhamos para a relação dos mesmos com as redes sociais. No que diz respeito a essa nova relação, vale observar a relevância que o engajamento do leitor alcançou em comparação à produção jornalística das décadas passadas. Anteriormente, o maior contato entre leitor e jornal se dava de maneira discreta, por meio do espaço de cartas do leitor. Algo que era inexpressivo passa a se tornar um fator central para os jornais nos sites de redes sociais. 

Com um maior alcance das redes sociais on-line (RSO) entre a população brasileira – segundo a pesquisa Digital Global de 2019, o Facebook tem 130 milhões de usuários ativos no país, o Instagram tem 69 milhões e o Twitter chega a 8,57 milhões (MONTENEGRO E DAMASCENO, 2019) –, esses espaços adquirem importância como ferramenta de difusão de informação para os jornais. Tal relevância se torna ainda maior com dados que mostram que 64% dos brasileiros usam as redes sociais como fonte de notícias (MONTENEGRO E DAMASCENO, 2019). Dentre as plataformas, o Facebook sai na frente em números de usuários, porém, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, o engajamento dos usuários brasileiros se dá de maneira mais massiva no que diz respeito a notícias jornalísticas “soft”, de caráter mais leve, doméstico e cotidiano. Em terreno norte-americano, há predominância de temas hard”, de caráter público (CERVI E MASSUCHIN, 2018).

Apesar de ocuparem diferentes plataformas de redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, é nesta última que as organizações noticiosas brasileiras encontram maior adesão entre os usuários. “A média de seguidores dos jornais é de 6.322.153 no Twitter, um número significativo considerando que a rede tem 8,57 milhões de usuários no Brasil” (MONTENEGRO E DAMASCENO, 2019). Assim, este texto analisa o desempenho de veículos de comunicação no Twitter, observando, especificamente, os principais jornais do estado do Paraná durante o período eleitoral de 2020.

O objetivo é verificar como Bem Paraná, CBN, G1 PR, Gazeta do Povo, Paraná Portal, Plural e Rede Massa utilizaram o Twitter durante os dois turnos das eleições municipais de 2020 a partir dos quantitativos referentes às postagens, curtidas e retweets. Os dados foram coletados pela equipe de pesquisadores do CPOP no decorrer do pleito de 2020 a partir da API do Twitter, vinculada ao software R e à biblioteca TwitterR. As análises e representações gráficas desses tweets foram feitas com o auxílio do mesmo software e com a biblioteca Rcmdr.

A partir dos dados coletados, é notável a diferença nas quantidades totais e nas quantidades de posts realizados entre os dois turnos das eleições nos sete portais jornalísticos de interesse (tabela 1).

Tabela 1 – Postagens dos jornais paranaenses ao longo do primeiro e segundo turnos

Fonte: Autores (2021).

O portal que mais vinculou postagens no Twitter durante o período de campanha foi a Gazeta do Povo (3200), seguido pelo Bem Paraná (2635), G1 (1447), CBN (1429), Paraná Portal (1162), Plural (290) e Rede Massa (77). Ainda é possível identificar uma diferença estatisticamente significativa (p-value = 0.00) entre as quantidades médias de posts dos jornais durante o primeiro e segundo turno das eleições. Vê-se que houve mais atividade dos portais durante o primeiro turno. Isso pode estar ligado ao fato de que, entre as cidades paranaenses com mais de 200 mil eleitores – Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel –, apenas Ponta Grossa apresentou um segundo turno para o pleito de 2020.Outro ponto de interesse é identificar qual portal obteve mais engajamento (curtidas e retweets) de todas as postagens realizadas durante o período de campanha no Twitter. Esse dado é ilustrado na tabela 2.

Tabela 2 – Engajamento (curtidas e retweets) por jornal

Fonte: Autores (2021).

O gráfico mostra que os portais Gazeta do Povo, Plural e G1 PR possuem, respectivamente, maior engajamento. Para o restante dos jornais, esse padrão de quantidade de curtidas e retweets não se repete. O veículo CBN obteve 259 curtidas e 28 retweets, seguido pelo portal Bem Paraná (217 curtidas e 55 retweets), Paraná Portal (85 curtidas e 29 retweets) e Rede Massa (81 curtidas e 271 retweets). 

Um ponto interessante a se analisar é a relação entre quantidade de postagens, curtidas e retweets. Em um padrão geral, observa-se uma tendência entre a quantidade de postagens e o engajamento obtido, ou seja, os veículos que mais postam recebem maior retorno dos leitores. Porém, é possível identificar no Plural uma tendência maior de engajamento apesar do menor número de postagens – é o quinto na quantidade de postagens e o segundo que mais gerou engajamento – e uma tendência menor de engajamento em relação ao número de postagens obtido pelo portal Bem Paraná, que é o segundo que mais realizou postagens e o quinto em engajamento. Outro ponto que nos chama atenção é a quantidade de retweets da Rede Massa que, apesar de ser o jornal que menos realizou postagens e menos obteve curtidas, é o terceiro que mais foi “retweetado”.


O banco de dados utilizado na produção deste texto está disponível para ser compartilhado com pesquisadores e profissionais interessados em campanhas eleitorais e análise de redes sociais on-line. Para obter o material, contate nucleocpopufpr@gmail.com.


Referências:

MASSUCHIN, Michele Goulart; CERVI, Emerson Urizzi. Tipos de engajamentos e circulação de notícias nas redes sociais: A relação da audiência com os temas publicados nas fanpages de jornais regionais brasileiros. Revista Eptic online, v. 20, n. 3, p. 193-214, 2018.

MONTENEGRO, Claudia; DAMASCENO, Natanael. Imprensa, Internet e Redes Sociais: Uma Análise Sobre o Posicionamento dos Jornais no Twitter. In: Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belém-PA. 2019. p. 1-15.