Quais foram as principais posições assumidas pelos comentadores na página do Senado Federal sobre o tema entre 2015 e 2017?

Rafaela Mazurechen Sinderski

As conversações políticas cotidianas correspondem a interações ocorridas em contextos comunicativos rotineiros e informais, que se tornam importantes por possibilitarem que os cidadãos desenvolvam, em seu cerne, argumentos e posicionamentos sobre assuntos de interesse público (MANSBRIDGE, 1999; CONOVER E SEARING, 2005; KIM E KIM, 2008; MARQUES E MAIA, 2010; MARQUES E MARTINO, 2016). Tais interações podem se desenrolar em ambientes on-line como os sites de redes sociais (MENDONÇA, SAMPAIO E BARROS, 2016; MAIA ET AL, 2016), permitindo que temas relevantes para a sociedade sejam discutidos – nem sempre de forma recíproca e respeitosa (RIZZOTTO E BELIN, 2019) – em plataformas como o Facebook.

Considerando esse cenário, este post traz um breve estudo sobre as conversações políticas on-line relacionadas a um tema de interesse público, definido como “questão sensível” por Maia et al (2017): a redução da maioridade penal. Ela vem sendo debatida no Congresso Nacional há cerca de três décadas e tornou-se mais próxima de ser implementada com a aprovação da PEC 171/1993 na Câmara dos Deputados, em 2015. Como a PEC tramita, atualmente, no Senado Federal, são analisados, aqui, os comentários feitos em postagens sobre o assunto, publicadas na página de Facebook da casa parlamentar. Foram consideradas todas as publicações feitas desde o ano de 2015: 20 no total – com a última em 2017 –, formando um corpus de 28.925 comentários, submetidos à análise lexical na interface do R: Iramuteq.

Gráfico 1 – Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com distribuição de termos por classes

Fonte: autora (2019).

A Classificação Hierárquica Descendente (gráfico 1), formada pelo método de Reinert (1990), oferece clusters temáticos a partir da identificação dos termos que mais aparecem e que mais se aproximam entre si nos textos (CERVI, 2018), revelando o teor das conversações que se desenrolam no corpus textual estudado. O universo de comentários desta pesquisa deu origem a três grupos: o mais significativo (37,5%), de cor vermelha, articula palavras como “integral”, “escola”, “ensino”, “qualidade”, “professor” e “educação”, mostrando que, no cluster, a discussão sobre a redução da maioridade penal assume um viés educacional.

Leia Também:

Candidatos a Deputado Federal pelo Paraná no Facebook: os temas mobilizados e o engajamento alcançado pelos cinco principais postulantes de 2018

Participação política online: uma análise sobre a reflexividade nos comentários da fanpage do jornal Folha de S. Paulo

As outras duas classes estão mais próximas entre si, já que seguem uma perspectiva que trata o tema como uma questão de segurança pública. Mas cada uma delas possui uma ótica específica sobre o assunto: o cluster 2 (verde), presente em 30,5% dos comentários, traz termos como “idade”, “crime”, “pena”, “concordar”, “hediondo” e “cometer”, abordando a proposta de redução e as condições para imputabilidade; já o grupo 3 (azul), encontrado em 30,5% do corpus, concentra-se na figura do adolescente em conflito com a lei e no ato infracional e suas consequências, usando as palavras “bandido”, “matar”, “roubar”, “vagabundo”, “família”, “parente”, “ente” e “querido”.

Vê-se, então, que parte dos comentadores da página do Senado Federal consideram os aspectos educacionais envolvidos na relação entre criminalidade e juventude, pano de fundo para a discussão sobre a redução da maioridade penal. Porém, ainda assim predominam, nas conversações políticas sobre a questão, as perspectivas ligadas à segurança pública.

CERVI, E. U. Análise de conteúdo automatizada para conversações em redes sociais: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 42, 2018, Caxambu. Anais do 42º Encontro Anual da Anpocs. Caxambu: Anpocs, 2018.

CONOVER, P.; SEARING, D. Studying ‘Everyday Political Talk’ in the Deliberative System. Acta Politica, v. 40, p. 269-283, 2005.

KIM, J.; KIM, E. J. Theorizing dialogic deliberation: everyday political talk as communicative action and dialogue. Communication Theory, n. 18, p. 51-70, 2008.

MAIA, R. et al. Sobre a importância de se examinar diferentes ambientes on-line em estudos de deliberação a partir de uma abordagem sistêmica. In: MENDONÇA, R. F.; SAMPAIO, R. C.; BARROS, S. A. Deliberação on-line no Brasil: entre iniciativas de democracia digital e redes sociais de conversação. Salvador: EDUFBA, 2016.

MAIA, R. et al. Conversação e Deliberação sobre questões sensíveis: um estudo sobre o uso das razões que circulam nos media. Galaxia, São Paulo, n. 34, p. 55-72, jan.-abr. 2017.

MANSBRIDGE, J. Everyday talk in the deliberative system. In: MACEDO, S. Deliberative politics: essays on democracy and disagreement. New York: Oxford University Press, p. 211-239, 1999.

MARQUES, A. C. S.; MAIA, R. Everyday conversation in the deliberative process: an analysis of communicative exchanges in discussion groups and their contributions to civic and political socialization. Journal of Communication, p. 611–635, 2010.

MARQUES, A. C. S.; MARTINO, L. M. S. A politização da conversação cotidiana e suas relações com processos deliberativos. In: 10º Encontro da ABCP, 2016, Belo Horizonte. Anais do 10º Encontro Associação Brasileira de Ciência Política, 2016.

REINERT, Max. Alceste, une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia de Gerard de Nerval. Bulletin de Methodologie Sociologique, v. 26, p. 24-54, 1990.

RIZZOTTO, C. C.; BELIN, L. L. Debate além da fronteira: características deliberativas da conversação de brasileiros sobre a [não] descriminalização do aborto na Argentina. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO POLÍTICA, 8, 2019, Brasília. Anais do VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política. Brasília: Compolítica, 2019.