Dados sobre a corrida eleitoral na capital catarinense

Marcela Barba Santos e Rafaela M. Sinderski

Florianópolis, capital catarinense, possui uma população estimada de 508.826 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os eleitores aptos a votar há 357.049 pessoas, conforme aponta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria deles se encontra nas faixas etárias entre 45 a 59 anos (26%), possui ensino superior completo (33%) e é mulher (53%).

Para o pleito de 2020, Florianópolis apresentou 527 candidaturas, sendo 10 a prefeito e vice-prefeito e as demais para o cargo de vereador. Em comparação a 2016, com 389 candidaturas, houve um amento de 35% de novos concorrentes.

Entre os prefeituráveis, Gean Loureiro (DEM) busca a reeleição ao cargo de prefeito de Florianópolis. Os demais candidatos são: Angela Amin (PP), Professor Elson (PSOL), Alexander Brasil (PRTB), Helio Bairros (PATRIOTA), Gabriela Santetti (PSTU), Jair Fernandes (PCO), Pedrão (PL), Dr Ricardo (SOLIDARIEDADE) e Orlando (NOVO). Destacamos que há duas candidatas mulheres à prefeitura da capital catarinense, uma filiada a um partido ideologicamente inclinado à direita, Angela Amin (PP), e a outra em um partido alinhado à esquerda, Gabriela Santetti (PSTU). O quadro 1 apresenta algumas informações sobre os postulantes.

Quadro 1 – Candidatos ao cargo de prefeito(a) de Florianópolis nas eleições municipais de 2020

Fonte: autoras, com dados do TSE, acessados em 21 de outubro de 2020.

Vê-se que a média de idade dos candidatos é de 46,6 anos e que todos possuem ao menos o ensino médio completo. Além disso, todos se autodeclaram brancos. Para os bens declarados, a média foi de cerca de R$ 1,3 milhão. O candidato do Partido Novo, Orlando Celso da Silva Neto, apresentou o valor mais alto (quadro 1), enquanto Jair Fernandes, do Partido da Causa Operária (PCO), declarou não possuir bens.

Em 2016, Gean Marques Loureiro, então do MDB, foi eleito no segundo turno com 50,26% dos votos válidos, contra os 49,74% de Angela Amin[1]. As propostas de governo para 2020 de cada candidato a prefeito(a) podem ser encontradas no site do TSE.

Foram 507 candidaturas para a disputa pelas 23 cadeiras do legislativo municipal em 2020. Porém, nove nomes renunciaram ao pleito e, até então, cinco tiveram a candidatura indeferida – três postulantes do Patriota, um do PDT e um do PSOL. Ao focarmos no gênero dos candidatos à vereança, verifica-se que 65,3% deles são do sexo masculino e 34,7% do sexo feminino. O gráfico 1, abaixo, mostra a distribuição de gênero por partido. Para a leitura dos dados, foram considerados apenas os candidatos já dados como aptos para o pleito, ou que ainda estão em fase de análise da candidatura, totalizando 493 postulantes.

Gráfico 1 – Número de candidatos a vereador por gênero e por partido nas eleições municipais de Florianópolis em 2020

Fonte: autoras, com dados do TSE, acessados em 21 de outubro de 2020.

Apenas o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Unidade Popular (UP) apresentaram paridade entre homens e mulheres. O PSB possui quatro candidatos de cada gênero, enquanto o UP possui um. O Avante e o PSTU só apresentaram candidaturas femininas. Os demais partidos têm mais postulantes homens. Quanto à cor/raça, 75,6% dos candidatos se autodeclaram brancos, como mostra o gráfico 2. Além disso, 53% possuem ensino superior completo e, como função, há destaque para os empresários (11,7%).

Gráfico 2 – Número de candidatos a vereador por raça/cor autodeclarada

Fonte: autoras, com dados do TSE, acessados em 21 de outubro de 2020.

As informações expostas neste texto foram coletadas do site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE em 21 de outubro de 2020. Futuras alterações nos dados da plataforma podem levar a divergências com os dados aqui apresentados.


[1] Disponível em: < http://apps.tre-sc.jus.br/site/eleicoes/eleicoes-municipais-2016/resultado-2o-turno-30-de-outubro/florianopolis/index.html>. Acesso em 21 out. 2020.


Leia também:

O perfil dos candidatos de Curitiba/PR

O perfil dos candidatos de Sarandi/PR

O perfil dos candidatos de Maringá/PR

O perfil dos candidatos de Vilhena/RO

O perfil dos candidatos de Peabiru/PR


Referências

IBGE. Dados censitários de Florianópolis. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/florianopolis/panorama>. Acesso em 21 out. 2020.

TSE. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Disponível em: < http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/>. Acesso em 21 out. 2020.

TSE. Estatísticas eleitorais. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais>. Acesso em 21 out. 2020.