Dados sobre a corrida eleitoral na capital gaúcha

Rafael Linhares e Rafaela M. Sinderski

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, possui população estimada de 1.488.252 habitantes. Desses, 1.082.726 são eleitores aptos para votar nas eleições municipais de 2020, segundo o site atualizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitorado porto-alegrense é formado majoritariamente por mulheres (55%) e a maioria dos votantes correspondem à faixa etária dos 30 aos 44 anos (29.3%). Seu grau de instrução é dividido em nove categorias, segundo o IBGE: i) não informado (0,05%); ii) analfabeto (1,09%); iii) lê e escreve (2,04%); iv) ensino fundamental completo (8,74%); v) superior incompleto (10,48%); vi) superior completo (16,5%); vii) ensino fundamental incompleto (19,09%); viii) ensino médio incompleto (19,68%); e ix) ensino médio completo (22,32%). Assim, a maioria dos eleitores da cidade de Porto Alegre (61,09%) possui nível de instrução correspondente a ensino fundamental incompleto, ensino médio incompleto e ensino médio completo.

Para a disputa eleitoral de 2020, Porto Alegre apresentou 861 candidaturas aptas, sendo 837 para o cargo de vereador e 24 aspirantes à prefeitura. Do total de candidatos, apenas 279 (32,3%) são mulheres. O grau de instrução entre os candidatos é dividido em: i) lê e escreve (2,9%); ii) ensino fundamental incompleto (3,59%); iii) ensino fundamental completo (3,94%),  iv) ensino médio incompleto (4,17%); v)  ensino superior incompleto (13,09%); vi) ensino médio completo (22,83%); vii) ensino superior completo (49,48%). Entre a ocupação mais frequente dos candidatos, destaca-se a de empresário(a) (8,46%), seguido pela ocupação de advogado (7,3%), aposentado (4,06%), estudante ou assemelhados (2,67%), professor de ensino médio (2,67%) e servidor público estadual (2,55%). O restante está na categoria ‘’outros’’ ou em ocupações com menos de 1%.

Entre os concorrentes à vaga de prefeito(a), há nomes como Fortunati (PTB), Gustavo Paim (PP), João Derly (REPUBLICANOS), Montserrat Martins (PV), Rodrigo Maroni (PROS) e Valter Nagelstein (PSD). Também disputam o cargo figuras que participaram do pleito em 2016. É o caso de Nelson Marchezan Júnior (PSDB), candidato à reeleição, Julio Flores (PSTU) e Sebastião Melo (MDB), que chegou ao segundo na eleição passada. Além disso, três mulheres têm a intenção de assumir a prefeitura: Fernanda Melchionna (PSOL), Juliana Brizola (PDT), neta do político Leonel Brizola, e Manuela d’Ávila (PCdoB), que foi candidata a vice-presidente ao lado de Fernando Haddad (PT) em 2018. Luiz Delvair (PCO) teve sua candidatura indeferida e aguarda recurso. O quadro 1 apresenta informações sobre o perfil de cada um dos postulantes aptos a concorrer.

Quadro 1 – Candidatos que disputam o cargo de prefeito(a) em Porto Alegre

Fonte: autores, com dados do TSE coletados em 28 de outubro de 2020.

A média de idade dos candidatos é de 48,2 anos. Fortunati é o mais velho, com 65 anos, e Fernanda Melchionna é a mais jovem, com 36. Para os bens declarados, a média é de cerca de R$ 533 mil. Valter Nagelstein acumula o valor mais alto (R$1.435.000,00) e apenas Rodrigo Maroni declarou não possuir bens. Quase todos os postulantes possuem ensino superior completo. João Derly, do Republicanos, é a única exceção.

Quanto ao cargo de vereador, segundo o TSE, 27 partidos vão apresentar candidatos. Conforme mostra o gráfico 1.

Gráfico 1 – Número de candidatos à vereança por partido

Fonte: autores, com dados do TSE coletados em 26 de outubro de 2020.

Os partidos MDB, PDT, PP e PSDB foram os que mais registraram candidatos, cada um com 54 postulantes, seguidos por PSL e SOLIDARIEDADE com 53. O PSTU foi o partido com menos candidaturas, contabilizando apenas 2.

As informações expostas neste texto foram coletadas do site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE entre 26 e 28 de outubro de 2020. Futuras alterações nos dados da plataforma podem levar a divergências com os dados aqui apresentados.