Dados sobre a corrida eleitoral no município paranaense

Sandra Nodari

A população do município de Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, somava 30.650 pessoas, segundo o último censo (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje estima-se que 32.517 vivam na cidade e há 25.506 habitantes aptos a votar na eleição de 2020. Mais da metade das pessoas votantes são mulheres (50,2%), totalizando 12.809, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre eleitores e eleitoras com vulnerabilidades, há 81 pessoas com algum tipo de deficiência, destas 23 são deficientes visuais, 22 têm dificuldade de locomoção, 15 têm deficiência auditiva e 3 apresentam dificuldades para o exercer o voto.

Com relação ao grau de instrução, a maioria não tem o ensino fundamental completo, sendo essa a realidade de 7.156 votantes (28%), como se vê no gráfico 1. Se somarmos ainda as 1.660 pessoas que são analfabetas (6.5%) e as 2.388 que apenas leem e escrevem (9.3%) é possível perceber que 43,9% da população frequentou por poucos anos ou nunca uma escola. Porém, o segundo maior grau de instrução é de pessoas que concluíram o ensino médio, 5.895 (23,1%).

Gráfico 1 – Grau de instrução de eleitores de Rio Branco do Sul

Fonte: autora, com dos dados do TSE coletados em 1 de novembro de 2020.

Rio Branco do Sul tem vivido, desde o início dos anos 2000, uma situação curiosa. As administrações têm sido interrompidas e o município teve oito prefeitos diferentes nestes últimos 20 anos. Bento Chimelli (PSC) foi eleito em 2000 e deixou o cargo em 2002 acusado de irregularidades administrativas. A vice Joana Faria Elias (PSC) o substituiu até o final do mandato, em 2004 quando Pedro Cristiano (PP) foi eleito, mas acusado de compra de votos em 2005.

Amauri Johnsson (PSC) assumiu a prefeitura entre 2005 e 2007, mas foi acusado de fraude em licitação e foi substituído pelo vice Emerson Stresser (DEM) que ficou no cargo por alguns meses. Adel Rutz (PP), eleito em 2008, foi assassinado em março de 2010 e substituído por Emerson Stresser (PMDB), que era novamente vice-prefeito. Cezar Gibran (PSC), eleito em 2012, manteve-se como prefeito por meio de liminar porque substituiu o pai Amauri Johnsson cuja candidatura foi indeferida, e segundo a Justiça, a substituição não teria sido amplamente divulgada aos eleitores antes do pleito. Gibran foi reeleito em 2016.

Às eleições de 2020, concorrem à prefeitura do município dois homens e uma mulher, todos brancos, sendo também, uma mulher e dois homens candidatos à vice-prefeitura. O quadro a seguir apresenta as informações descritivas que foram apresentadas pela candidata e pelos dois candidatos durante a inscrição de suas candidaturas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que estão disponíveis para consulta pública.

Tabela 1 – Informações socioeconômicas de candidata(os) a prefeita(o) Rio Branco do Sul

Fonte: autora, com dos dados do TSE coletados em 1 de novembro de 2020.

Karime Fayad (Republicanos) é a mais jovem candidata e tenta o cargo pela segunda vez, tem como vice Ailton Luiz Nodary (PDT). Manoel Geffer (PP) é candidato estreante e tem como vice Jamal Munir Bark (PSL), conhecido por ser o primeiro médico de Curitiba a ser diagnosticado e internado por quase dois meses vítima de Covid-19, recebendo alta hospitalar em 8 de maio de 2020. Orlei Parodi (PSD), também em sua primeira candidatura a prefeito, tem como vice a Pastora Cristina (PSB). Karime Fayad foi a única, entre os três que disputam a prefeitura, a apresentar a informação “bens”, que se trata de um valor declarado pelo próprio candidato ou candidata.

O município tem 119 candidaturas para as onze vagas disponíveis à Câmara Municipal hoje formada por oito homens, sendo 74 candidatos (62.4%) e 45 candidatas (37.6%). Somente dez se declararam não brancos.  Quanto ao grau de escolaridade, 19,2% possuem o fundamental completo, 15,2% o fundamental incompleto e é curioso que 4% afirmam que apenas leem e escrevem.

Figura 2 – Partidos de candidatos e candidatas à Câmara Municipal de Rio Branco do Sul

Fonte: autora, com dos dados do TSE coletados em 1 de novembro de 2020.

Como mostra o gráfico 2, o partido com maior número de candidaturas é o PDT, seguido do PSL, do PP e do Republicanos. Em último está o PT com apenas 3 pessoas disputando uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco do Sul.

As informações expostas neste texto foram coletadas do site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE em 1 de novembro de 2020. Futuras alterações nos dados da plataforma podem levar a divergências com os dados aqui apresentados.